CAPITAL| Comércio está autorizado a funcionar no feriado de Corpus Christi em horário reduzido - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

26/05/2021

CAPITAL| Comércio está autorizado a funcionar no feriado de Corpus Christi em horário reduzido

Conforme a Convenção Coletiva do Trabalho, o comércio poderá funcionar das 9h às 18h

©ARQUIVO
O comércio de Campo Grande está autorizado a funcionar no feriado de Corpus Christi, celebrado no dia 3 de junho, das 9 às 18h. No entanto, essa decisão fica a critério de cada empresário.

É o que informa a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG).

A data é considerada como ponto facultativo pela Convenção Coletiva do Trabalho, firmada entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande, Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo CG) e a Fecomércio-MS.

O horário de funcionamento foi estipulado pela Convenção.

Critérios

Mesmo estando autorizadas a abrirem, as empresas precisam cumprir algumas exigências.

É necessário informar ao sindicato laboral a abertura, com até cinco dias de antecedência por escrito, com protocolo e pagar R$ 15 por funcionário. Estabelecimentos contribuintes do sindicato estão isentos dessa taxa.

A folga compensatória ao colaborador deve ser concedida em até 15 dias subsequentes. Além de uma indenização no valor de 7% do piso salarial aos empregados que são contribuintes da entidade laboral.

Economia

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL CG), Adelaido Vila, a abertura será essencial para continuar aquecendo a economia local.

"Abrir no Corpus Christi é extremamente importante, poi mantém o ritmo de produção que o varejo está tendo, ainda mais agora que nós estamos com a redução novamente do horário, com o toque de recolher. Para nós é extremamente interessante que, realmente, a gente possa trabalhar", finaliza.

Devido ao toque de recolher, a partir de segunda-feira (31), o comércio passará a funcionar até às 21h, exceto no feriado.

Por: Izabela Cavalcanti

***