Morre Lou Ottens, inventor da fita cassete, aos 94 anos - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

11/03/2021

Morre Lou Ottens, inventor da fita cassete, aos 94 anos

Engenheiro holandês também teve papel importante na criação do CD.

Engenheiro holandês Lodewijk Frederik Ottens, conhecido como Lou Ottens, com suas fitas cassetes. — Foto: Jerry Lampen/ANP/AFP
O engenheiro holandês Lodewijk Frederik Ottens, conhecido como Lou Ottens, faleceu aos 94 anos no último dia 6 de março, de acordo com o jornal "NRC Handelsblad", da Holanda.

Ottens foi responsável por comandar o time que inventou a fita cassete e também teve um papel importante na criação do CD.

A informação foi confirmada por uma de suas filhas, Arine Ottens, ao jornal americano "Washington Post", na última quarta (10). A causa da morte não foi revelada.

Ottens começou a trabalhar na Philips em 1952 e foi lá que desenvolveu a fita cassete. O engenheiro usou um pequeno bloco de madeira até chegar na configuração final do produto.

A ideia dele era que a fita coubesse no bolso interior de seu casaco. Ela tinha cerca da metade da largura do cartucho de fita RCA, lançada em 1958.

Em 1963, a primeira fita foi apresentada ao mundo numa feira de eletrônicos em Berlim.

Participou da criação do CD

Nos anos 1970, Ottens fez parte de outra criação importante para a música: o CD. Ele trabalhou conjunto com a Sony para que o formato se tornasse um padrão da indústria.

O engenheiro de aposentou em 1986, mas o espírito de inovação não o deixou. Em entrevista à revista "Time" em 2013, ele disse que sua invenção já era "história" e que gostava "quando algo novo surgia".
Lodewijk Frederik Ottens, conhecido como Lou Ottens, inventor da fita cassete. — Foto: Jerry Lampen/ANP/AFP

Por G1


***