POLITICANDO| Por: Jota Menon - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

16/10/2020

POLITICANDO| Por: Jota Menon






JUVENTUDE


Alguns jovens estão se aventurando bem cedo nas disputas eleitorais em Mato Grosso do Sul. Um exemplo é o candidato a prefeito de Rochedo Thomaz Abdonor, que tem 25 anos e é advogado. Na verdade, ele estreou na política na eleição passada quando tinha apenas 21 anos e foi o mais votado dentre os nove eleitos.



JUVENTUDE (1)

Thomaz afirma não ter família na política. É filho de um empresário da pequena cidade. Ele diz que foi a vontade de desenvolver o município de 5.079 habitantes, segundo o IBGE, que o motivou desde a primeira eleição. “Quero trazer mais emprego e renda. Precisamos fomentar o turismo, dar mais oportunidades para a população” afirma.



MEIA IDADE


Com seis candidatos a prefeito, alguns debutando na política, a média de idade dos postulantes ao Executivo se não é tão baixa quanto à do candidato rochedense, também não pode ser considerada alta demais. A soma das idades dos seis candidatos resulta uma idade média de 48,6 anos por candidatos, com o mais velhos tendo 58 anos – Amaury Mazzucatto, do PSC – e o mais jovem, 40 anos – Thiago Caminha do Repubicanos.



MEIA IDADE (1)


Os demais candidatos estão entre a juventude e a meia de idade. Lenilso Carvalho, candidato do MDB, tem 43 anos; Reginaldo Fotógrafo, do DC, 45. Marcos Calderan do PSDB tem 53 anos e Professor Jeamilton, do Avante, 54 anos de idade.



IDADE DOS VICES


No caso dos candidatos a vice-prefeito, a média de idade é ainda mais baixa, atingindo 47,33 anos. O mais jovem dentre os candidatos a vice é Paulo Roberto Peruzatto, do DC, com 33 anos. A advogada Teliane, vice do Republicanos vem na sequência com 39 anos de idade. A médica Lidiane, vice do MDB, tem 46 anos. Na faixa dos 50 estão Viko Motos, vice do DC, com 53; Eliane Simões, do PSB, vice do candidato do Avante, com 55 anos, e Maurão da Boa Vista, do DEM, vice de Marcos Calderan, do PSDB, com 58 anos de idade.



AINDA OS MARACAJUENSES

O município de Maracaju está entre os primeiros que tiveram o registro de todos os seus candidatos deferidos pela Justiça Eleitoral. No último dia 7, todos os candidatos estavam devidamente registrados.



AINDA OS MARACAJUENSES (1)


No dia 7, o juiz da 16ª Zona Eleitoral de Maracaju, Marco Antônio Montagnana Morais, aprovou os pedidos de Reginaldo Fotógrafo (DC), Thiago Caminha (Republicanos) e Professor Jeamilton (Avante). Anteriormente, a Justiça Eleitoral já havia deferido os registros de Amauri Mazzucatto (PSC), Lenilso Carvalho (MDB) e Marcos Calderan (PSDB).



SANTO DE CASA


Carlo Acutis foi beatificado pela igreja católica, no último sábado (10). O jovem morreu de leucemia aos 15 anos em outubro de 2006. O jovem possui um milagre concedido em Campo Grande, onde um menino teria se curado de uma grave doença após ter tocado nas roupas de Carlo.



SANTO DE CASA (1)

A cerimônia de beatificação ocorreu na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália, contou com a presença de familiares e foi transmitida pela internet, conforme publicado no portal G1.



E VIVA O PORCO!

Apesar dos pesares, não posso perder o costume, afinal, tradição é tradição e então, viva o Porco, uai!