Projeto de Lei de Neno Razuk sobre questionário que ajuda a identificar o autismo segue à sanção do Governo - JORNAL CORREIO MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

03/10/2019

Projeto de Lei de Neno Razuk sobre questionário que ajuda a identificar o autismo segue à sanção do Governo

©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade entre os presentes, nesta quinta-feira (3), o Projeto de Lei que obriga a aplicação do questionário M-Chat (Modified Checklist for Autism in Toddlers) nas unidades de saúde de Mato Grosso do Sul, para se tornar lei o projeto depende agora da sanção do Governo. Segundo o deputado estadual Neno Razuk, autor do projeto, o questionário visa auxiliar na identificação de indícios do chamado TEA (Transtorno do Espectro Autista) em criança com idades entre 18 e 24 meses.

“Esta será uma ferramenta importante para contribuir para a identificação do autismo. O questionário é rápido e fácil de ser aplicado”, disse o deputado. A ideia é disponibilizá-lo nas unidades e a partir da análise das respostas, encaminhar a criança para atendimento do especialista. Quanto antes a família obtiver o diagnóstico, antes se iniciam os estímulos para melhor desenvolvimento do paciente.

Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria, o questionário foi validado e traduzido para a língua portuguesa em 2008. Em abril de 2017, o Departamento de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria emitiu documento científico sobre a triagem precoce do autismo, recomendando o uso do instrumento para auxiliar o diagnóstico.

O autismo é um transtorno que pode causar alterações no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, interação e comportamento social da criança. A estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que em todo o mundo cerca de 70 milhões de pessoas tenham sido diagnosticadas em alguma escala do autismo, no Brasil são quase 2 milhões de pessoas. 

ASSECOM