TURISMO MS| Cidade Zigurats recebe representantes da Instância de Governança Regional Caminho dos Ipês - JORNAL CORREIO MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

21/10/2019

TURISMO MS| Cidade Zigurats recebe representantes da Instância de Governança Regional Caminho dos Ipês

Representantes do IGR Caminho dos Ipês visitam Cidade Zigurats ©DIVULGAÇÃO

O condomínio urbano Cidade Zigurats, localizado em Corguinho (MS), sediou na última quarta-feira (16), reunião da Instância de Governança Regional Caminho dos Ipês. Zigurats é a sede do Dakila Pesquisas, considerada a maior associação de pesquisas científicas do Brasil, reconhecida internacionalmente. O encontro contou com a presença de representantes governamentais do turismo e da iniciativa privada de Campo Grande, Corguinho, Jaraguari, Rochedo, Terenos e Rio Negro.

O objetivo da IGR é unir o poder público, entidades e membros da sociedade civil para tratar das políticas que irão fomentar e promover o turismo na região.Durante a reunião foram discutidas pautas como: a minuta de Lei para formalização da IGR; apresentação das propostas de consultoria do SEBRAE para região e apresentação das potencialidades/produtos de cada município.

Segundo o presidente da IGR Caminho dos Ipês, Wantuyr Tartari, pensar no turismo é vislumbrar um futuro de desenvolvimento para a região. “Com engajamento efetivo de políticas públicas através de projetos é possível beneficiar a todos de forma cooperada. A região é rica em peculiaridades, a exemplo da "Cidade de Zigurats", onde os habitantes tem um estilo de vida saudável e vivem em busca de conhecimentos que muitas vezes contrariam as teorias tradicionais, mas ao mesmo tempo encantam e despertam grande interesse de todos, contribuindo para o turismo, pois aumenta de forma considerada o fluxo de visitantes em toda região", afirmou Tartari.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Corguinho, José Correia Salgado, corrobora com o mesmo pensamento. “Tirando Campo Grande, o fluxo de turistas que Dakila traz já é o segundo maior do estado, atrás somente de Bonito. As pesquisas realizadas pela Associação têm projetado o Estado do Mato Grosso do Sul não só a nível nacional como mundial. Hoje a Cidade Zigurats é o maior produto turístico que Corguinho tem e nós Corguinhenses temos orgulho de ter o Dakila em nosso território porque está fazendo a diferença em nosso município”, declarou Correia.
©DIVULGAÇÃO
O cantor e compositor Aluízio Ferreira Alves (Cuca Ferreira) foi o responsável por apresentar as potencialidades turísticas do local, como o Centro Tecnológico Zigurats (CTZ); o observatório astronômico – o único de MS; as casas redondas; a pirâmide em construção no centro da cidade, que terá 63 metros de altura por 63 metros de largura e terá lojas comerciais, cinema e salas de pesquisas e treinamentos; sítios arqueológicos, entre outros locais. Ao final apresentou uma canção de sua autoria em homenagem a Corguinho, que encantou a todos.

Para o presidente do Dakila Pesquisas, Urandir Fernandes de Oliveira, é uma grande satisfação ter a Cidade Zigurats reconhecida como um dos principais pontos turísticos do MS. “Zigurats está em construção e terá muito mais a oferecer, ainda assim suas peculiaridades já atraem milhares de visitantes do mundo inteiro”, destacou Urandir, apontando que o principal objetivo da cidade é transferir a toda a humanidade os resultados das pesquisas do Dakila em diversas áreas, como saúde, astronomia, física, genética, entre outras.

A IGR tem adotado a dinâmica de reuniões itinerantes com o intuito de prestigiar as cidades que compõe a rota, além proporcionar conhecimento in loco da realidade de cada destino. A próxima reunião está prevista para acontecer no dia 5 de dezembro em Jaraguari.
Representantes do IGR Caminho dos Ipês conhecem o Centro Tecnológico Zigurats (CTZ)

Representantes do IGR Caminho dos Ipês visitam obras da pirâmide que terá 63 metros de altura no centro de Zigurats

©DIVULGAÇÃO

Por: Camila Cortez