CAARAPÓ| Município tem saldo positivo em contratações formais de mão de obra - JORNAL CORREIO MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

11/09/2019

CAARAPÓ| Município tem saldo positivo em contratações formais de mão de obra

Prefeito André Nezzi durante reunião com Antônio Bezerra Cavalcante, responsável pela emissão da Carteira do Trabalho, e Shirley Márcia Bastos, gerente da Casa do Trabalhador de Caarapó ©Dilermano Alves
O município de Caarapó apresentou saldo positivo na contratação de mão de obra com carteira assinada, gerando 58 novos postos de trabalho no mês de julho deste ano. As informações constam do Boletim do Trabalho nº 74 Caged MS 07/2019, divulgado pela Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab).

De acordo com o boletim, Caarapó tem um saldo acumulado de admissões de 226 pessoas até julho. Outros municípios do porte de Caarapó tiveram variações negativas, ou seja, apresentaram mais demissões do que contratações.

“É uma notícia importante para o nosso município, uma vez que, enquanto no resto do país há um índice alarmante de desempregados, em Caarapó podemos capitalizar indicadores positivos”, disse o prefeito André Nezzi ao analisar os números divulgados pela Funtrab, além de ainda estar comemorando a confirmação do aumento da população local, que ultrapassou oficialmente a marca de 30 mil habitantes, segundo divulgou o IBGE.

De acordo com o dirigente, há uma grande expectativa em relação à geração de novas vagas de trabalho com contratação formal neste segundo semestre. Isso por conta da iminente inauguração de uma filial de uma rede de supermercados na cidade e de uma loja de móveis e eletrodomésticos que possui estabelecimentos em todo o país. “O supermercado já está contratando e esperamos para breve a seleção de pessoal para a loja de móveis”, pontua André Nezzi.

Por outro lado, o prefeito de Caarapó observa que o grande problema ainda é a falta de qualificação profissional. “Às vezes, as empresas disponibilizam vagas qualificadas, mas nossos trabalhadores ainda não estão preparados para ocupar esses postos, o que leva os empresários a buscar mão de obra fora”, lamenta o dirigente. “Porém, essa questão já está sendo solucionada. Estamos fazendo parcerias com a iniciativa privada para oferecer cursos de qualificação, capacitando os nossos trabalhadores”, diz.

Outra ação da prefeitura de Caarapó se dá no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae, que tem como foco melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações desenvolvimento para os pequenos negócios.

O resultado é a transformação da realidade local para que a implementação de políticas públicas promovam, de fato, um ambiente favorável aos negócios e para garantir mais recursos financeiros circulando localmente e a consequente geração de novos postos de ocupação e renda.

Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. Foi criada pelo Decreto-lei n.º 926, de 10 de outubro de 1969. Reconhecida por suas anotações, a CTPS é hoje um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.

Em Caarapó, são emitidas aproximadamente 100 carteiras por mês. O órgão de intermediação de mão de obra, isto é, que faz o encaminhamento de trabalhadores para o mercado de trabalho, é a Casa do Trabalhador, vinculada à Funtrab.

ASSECOM