Senar/MS qualifica 1,5 mil pessoas em fruticultura no primeiro semestre de 2019 - JORNAL CORREIO MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

03/07/2019

Senar/MS qualifica 1,5 mil pessoas em fruticultura no primeiro semestre de 2019

©DIVULGAÇÃO
O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural qualificou este ano 1,5 mil pessoas na cadeia produtiva de fruticultura. São oito pessoas capacitadas por dia nos seis primeiros meses de 2019. Este é o tema do Educação no Campo desta quarta-feira (3).

Nos cursos de FPR – Formação Profissional Rural e PS – Promoção Social existem diversos temas relacionados à atividade. O mais procurado é “Produção de Conserva de Frutas” que só este ano já realizou 32 eventos em 25 municípios do estado. Ao todo a instituição realizou cerca de 115 capacitações em 45 cidades de Mato Grosso do Sul.

Diferentes áreas de capacitações são oferecidas pelo Senar/MS: Plantas em Vasos – Agricultura Urbana (Frutas); Implantação e Manejo de Horta – Produção de Frutos; Plantio e Manejo Básico de Pomar – Cultivo de Banana, Goiaba, Abacaxi, Caju, Citros, Maracujá, Uva, Coco, Figo e Mamoeiro; além de Processamento Caseiro de Tomate e Processamento Caseiro Banana.

Segundo a analista da Unidade Educacional, Elizete Nunes Ramos, os cursos estão disponíveis para todo o estado. “A capilaridade do Senar abrange todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Quem se interessar pode procurar o sindicato rural de sua região para solicitar a qualificação”.

A instituição também possui a ATeG – Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura, que atende as cadeias de olericultura e fruticultura. O programa atende 831 propriedades em 54 cidades.

Os produtores assistidos comercializaram, de janeiro a junho deste ano, um valor total de R$ 7,2 milhões de mercadorias desenvolvidas através da consultoria. Deste montante R$ 524,9 mil foram nas vendas de frutas (336,1 toneladas).

Educação no Campo – Todas as quartas-feiras o Senar/MS divulga alguma opção de qualificação em uma cadeia produtiva específica do Agro. Acompanhe!

Para solicitar assistência técnica em sua propriedade, procure o sindicato rural do seu município. Quer se informar mais sobre as capacitações? Entre no site do Senar/MS e saiba mais. Conheça a editoria Mercado Agropecuário aqui!

ASSECOM