Instituto prevê até geada na periferia da Capital com chegada de frente fria - JORNAL CORREIO MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

03/07/2019

Instituto prevê até geada na periferia da Capital com chegada de frente fria

Ventos de até 65 km/h nesta quarta-feira antecedem chegada de massa de ar polar; meteorologia prevê mínima negativa em MS no sábado

©REPRODUÇÃO
A ventania que desde a manhã desta quarta-feira (3) atinge Campo Grande e outros municípios nas regiões central e sul de Mato Grosso do Sul, acompanhada de garoa fina, antecede a aproximação de uma frente fria que, nesta quinta (4), traz aumento de nebulosidade e chuva ao Estado, conforme prevê o Inmet (Instituo Nacional de Meteorologia). Na sequência, uma massa de ar polar, fria e seca, promete derrubar temperaturas a até -1 ºC e favorecer a ocorrência de geadas entre sábado (6) e domingo (7) no sul e sudoeste e também na Capital.

A meteorologia prevê ventos intensos, de até 65 km/h, até o fim desta tarde na região da Serra de Maracaju (atingindo municípios como Campo Grande e Sidrolândia) com aumento da nebulosidade, conforme avança a frente fria sobre o Estado. Em alguns locais da Capital já garoa nesta tarde. Na quinta, podem ocorrer chuvas e queda brusca das temperaturas.

Campo Grande deve ter um dia de céu nublado e chuvas isoladas, com temperaturas entre 16 ºC e 22 ºC. O mesmo ocorre no Leste (de Cassilândia a Taquarussu), com termômetros oscilando de 17 ºC a 25 ºC.

No sul e sudoeste (Grande Dourados e fronteira com o Paraguai), ocorrem chuvas isoladas entre a manhã e a tarde, com céu fechado à noite. As temperaturas serão as mais baixas do Estado: mínima de 11 ºC e máxima de 22 ºC.

Já o Centro-Norte (de Jaraguari a Sonora) e o Pantanal (Aquidauana, Corumbá e Porto Murtinho) terão chuvas isoladas no período matutino. À noite, ocorre névoa úmida. Os termômetros oscilam de 18 ºC a 29 ºC na primeira região; e de 14 ºC a 23 ºC nos municípios pantaneiros.

Frio 

Na sexta-feira (5), a massa de ar polar entra no Estado, enquanto a frente fria se desloca e concentra a chuva nas regiões central, leste, norte e Pantanal. A chuva, porém, dá lugar ao tempo seco no sul e sudoeste.

A mínima para o Estado, nessas áreas, deve chegar aos 6ºC, com máxima de 24ºC. Campo Grande terá mínima de 8ºc e máxima de 17ºC.

Sábado o frio se intensifica e as regiões do Estado devem registrar as menores temperaturas do ano, com geada no sul e sudoeste e chances de o fenômeno atingir, também, a periferia campo-grandense. O sol aparece entre poucas nuvens.

A região de Ponta Porã pode registrar temperaturas negativas, na casa de -1 ºC, chegando a 3 ºC em Campo Grande, onde os termômetros alcançam até 15 ºC e a umidade do ar deve baixar. Já a máxima no Estado deve estacionar nos 21 ºC.

Também deve gear no domingo na região sul. O céu fica entre parcialmente nublado e claro nas demais regiões. O frio continua: a mínima chega aos 2ºC no sul do Estado e aos 5ºC em Campo Grande, com máximas de 27ºC e 20ºC, respectivamente.

Fonte: campograndenews
Por: Humberto Marques