Grupo Onça Pintada vai atender em Caarapó no dia 3 de agosto - JORNAL CORREIO MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

30/07/2019

Grupo Onça Pintada vai atender em Caarapó no dia 3 de agosto

ONG vai focar na prevenção do câncer de próstata e de mama; agendamento para exames estará disponível nesta quarta-feira (31) em todas as unidades de saúde do município

O Grupo Onça Pintada percorre o Estado há 10 anos com ações de prevenção e combate ao câncer de mama e próstata @Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó confirmou para o dia 3 de agosto a vinda ao município do Grupo Onça Pintada, organização não governamental com foco na prevenção do câncer. Os atendimentos serão concentrados no PAM, entre 8 e 16h, e serão direcionados a homens e mulheres com exames agendados.

De acordo com a coordenadora de Atenção em Saúde do município, enfermeira Valéria Barros de Oliveira, serão disponibilizados exames de ultrassonografia de próstata para homens com idade a partir de 38 anos e de mama para mulheres também com idade a partir de 38 anos. “Os agendamentos deverão ser feitos unicamente nesta quarta-feira, dia 31, a partir das 14h, em todas as unidades de saúde da sede do município, distritos e aldeia indígena”, disse a enfermeira, acrescentando ainda que os atendimentos serão limitados e os interessados deverão apresentar documento de identificação e cartão do SUS. “Em relação à idade mínima para agendamento dos exames, informamos que poderão ser atendidos homens e mulheres de qualquer idade se, eventualmente, tiverem queixa de dores”, observou.

A vida do Grupo Onça Pintada a Caarapó é resultado de ação do prefeito André Nezzi (PSDB) junto à ONG, com apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Correa (PSDB), o principal incentivar do grupo, e do médico George Takimoto, que também participará dos atendimentos no âmbito do programa de prevenção e combate à obesidade, desenvolvido em Caarapó.

O Grupo Onça Pintada, que é apoiado pelo deputado estadual Paulo Corrêa, há dez anos percorre o Estado desenvolvendo ações na área de saúde, tendo como principal objetivo a prevenção e o combate ao câncer de mama e de próstata. Além dos exames, os pacientes participam de palestras sobre como detectar nódulos e sobre a importância de se realizar o autoexame da mama.

Os atendimentos serão realizados de forma gratuita, sendo que a Secretaria Municipal de Saúde dará o devido apoio logístico e apoio à organização.



Fonte: Dilermano Alves/AssecomCaarapó