DOURADOS| XIX Semana do Meio Ambiente e XXII Eco Dourados acontecem de 5 a 7 de junho na Câmara e na Praça - JORNAL CORREIO MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

29/05/2019

DOURADOS| XIX Semana do Meio Ambiente e XXII Eco Dourados acontecem de 5 a 7 de junho na Câmara e na Praça

Programação inicia na quarta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, com visita técnica ao Parque Arnulpho Fioravanti 

©DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Dourados, através do Instituto de Meio Ambiente (Imam), com o apoio do Centro Social Marista de Dourados e da Financial Ambiental, realizam de 5 a 7 de junho, a XIX Semana do Meio Ambiente e XXII Eco Dourados. O tema geral da programação, que acontecerá na Câmara Municipal e na Praça Antônio João é “Políticas Públicas e Meio Ambiente”. 

“O principal objetivo do evento é fazer uma reflexão sobre os direcionamentos gerais das políticas ambientais em Dourados e região, visando avançar nas discussões relativas à preservação ambiental”, disse Fabiano Costa, diretor-presidente do Instituto. 

Fabiano destaca que a participação efetiva nos debates durante o evento é parte importante da prática em prol ao meio ambiente. “Muitos são os discursos, mas queremos que as pessoas participem, opinem, aprendam e pratiquem. Só assim haverá mudança nesta relação sociedade/meio ambiente”, disse. 

A organização do evento é do Departamento de Educação Ambiental do Imam. O educador ambiental Marcos Veroneze reforça o discurso: “Eventos como este atingem o objetivo quando a sociedade está presente para ajudar no debate. É um canal de comunicação pelo qual a população pode questionar as políticas, expor visões, fazer sugestões e elogiar também. Dourados, por ser uma cidade universitária e com cursos conexos ao meio ambiente, tem neste um momento de aprendizado, de contato com pessoas da área”, disse. 
©DIVULGAÇÃO
A educadora ambiental Deisy Claro Duarte destaca a participação da comunidade no ano passado e a expectativa de participação para 2019. “A Eco Dourados, por exemplo, teve um público de centenas de pessoas, das escolas e comunidade em geral. Esperamos uma visitação ainda maior”, disse. 

A programação inicia na quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma visita técnica ao Parque Arnulpho Fioravanti (próximo ao shopping) feita por equipes do Instituto Federal (IFMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no período da manhã. 

A partir de 18h30, iniciam na Câmara Municipal de Dourados as inscrições dos participantes na Semana do Meio Ambiente período seguido de apresentações culturais de Caio Borda e Gabriel Lemes. 


©DIVULGAÇÃO
Também na quarta-feira, haverá solenidade de abertura do evento com a entrega do Troféu Marco Verde 2019 e as palestras do professor doutor José Roberto da Silva Lunas, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Uems) e do promotor Amílcar Araújo Carneiro Júnior, da 11ª Promotoria de Justiça de Dourados. Ambos debaterão o tema Políticas Públicas Ambientais. A grade do dia finaliza com um coquetel. 

Na quinta-feira (6), a programação terá as EcoVisitas que contemplam caravanas de escolas. Os locais visitados serão o Aterro Sanitário, onde alunos da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo serão guiados pelo engenheiro ambiental Fernando Jorge, e a Reserva Champagnat, onde alunos da Escola Municipal Indígena Tengatui Marangatu serão guiados pelo biólogo do Centro Social Marista, Vitor Abrahão. 

Na sexta-feira (7), a programação vai para a Praça Antônio João, onde acontece a XXII Eco Dourados. O evento, que acontece das 9h às 17h, é a oportunidade para que alunos e acadêmicos apresentem trabalhos científicos na área ambiental. 

Os parceiros desta atividade são a Uems e UFGD, Polícia Militar Ambiental, Centro Social Marista, grupo de escoteiros e escolas. O evento finaliza com a apresentação do cantor Gabriel Lemes. 
©DIVULGAÇÃO

ASSECOM