O que é a Tabela FIPE - JORNAL CORREIO MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

08/03/2019

O que é a Tabela FIPE

DIVULGAÇÃO
FIPE é a sigla para Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. A FIPE é uma organização privada sem fins lucrativos criada em 1973. Um de seus principais objetivos é apoiar o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). 

Apesar disso, a FIPE serve de referência em diferentes âmbitos em todo o país, como falaremos mais adiante. 

A Tabela FIPE é um dos trabalhos da instituição, e é um indicador da média do valor de veículos (carros, motos e caminhões) no país. Devido à depreciação natural, os valores são atualizados mensalmente. Os preços apresentados na Tabela FIPE são calculados a partir de largas pesquisas anuais em todo o território nacional. 

Algumas das restrições da Tabela FIPE são carros blindados, ambulâncias e outros serviços públicos que não são avaliados e, por isso, não possuem valor a ser consultado nessa ferramenta. 

Na Tabela, é possível encontrar modelos de carro apenas a partir do ano de 1985, motos a partir de 1990 e caminhões a partir de 1981. 

Compra e venda 

Um dos principais motivos da consulta à Tabela FIPE é a compra e venda de veículos. É sabido que, com o passar do tempo, o veículo perde o valor, seja pelos quilômetros rodados ou pelo desgaste natural do tempo. 

A Tabela FIPE serve de referência para que compradores e vendedores tenham noção do valor que determinado modelo de veículo custa. 

Vale dizer que o preço de um veículo varia em diferentes estados do Brasil, até porque a alíquota cobrada em cada estado é diferente. Devido a isso, um mesmo veículo pode sofrer 15% de variação de seu valor, dependendo da região do país. 

Outro fator que pode refletir no valor de um veículo é a cor. Carros brancos, por exemplo, podem ser um pouco mais baratos, enquanto os metalizados tendem a ser ligeiramente mais caros. 

É importante também ter em mente que o total de donos influencia no valor. Um veículo que teve poucos donos (ou um único) tende a ser mais valorizado no mercado, já que é possível conhecer melhor todo o histórico de uso. 

É claro que um veículo que foi “turbinado” pode custar mais caro, mas o valor da Tabela FIPE serve de parâmetro para que o cálculo seja feito de forma mais adequada. 

IPVA 

Você sabe como é calculado o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)? 

O IPVA é um imposto que incide sobre a propriedade de veículos automotores. É um imposto de competência estadual, ou seja, somente os Estados e o Distrito Federal podem instituí-los ou majorá-los, conforme o art. 155, III da Constituição Federal. 

O valor desse imposto tem alíquota variável em cada estado. É sobre a alíquota e sobre o valor do veículo que o valor do IPVA anual é definido. Para fazer este cálculo, o governo toma como referência os valores apresentados na Tabela FIPE. 

Seguro veicular 

Este é outro âmbito no qual a Tabela FIPE é usada como referência: para os seguros veiculares. É com base nesta Tabela que as seguradoras definem o valor a restituir o segurado em casos como perda total, furto ou roubo. 

Caso o seu veículo tenha recebido aperfeiçoamentos e seu valor seja maior do que o da Tabela FIPE, é possível conversar com a seguradora e analisar a possibilidade de contratar o seguro com cobertura de 110% do valor. Isso significa que, em caso de perda total, furto ou roubo, a seguradora cobrirá o valor da Tabela FIPE mais 10%. 

Ferramenta online 

E como consultar a Tabela FIPE? É possível baixar um aplicativo no seu celular ou consultar pelo site da FIPE. Mas nós do Doutor Multas temos uma ferramenta ainda mais fácil, basta clicar aqui

Ao ser redirecionado, você não precisa fazer nenhum tipo de cadastro. O uso da ferramenta FIPE online é muito simples: você deverá selecionar o tipo de veículo (carro, moto ou caminhão). Em seguida, escolha a marca e o modelo. Por último, selecione o ano e clique em “consultar”. Pronto, você encontrará o valor atualizado de seu veículo conforme a Tabela FIPE (mês/ano). A consulta pode ser até impressa para ser usada em negociação de compra, venda ou seguro. 

Usando a Tabela FIPE 

A Tabela FIPE não é garantia de que o proprietário conseguirá vender seu veículo pelo valor lá encontrado. Na verdade, o cálculo do preço dependerá de diversos elementos, como em que estado do país ocorre a transação, quantos quilômetros o veículo rodou e seu histórico de batidas. 

É comum que agências de veículo ofereçam a possibilidade de comprar à vista, mas o valor pago, em geral, pode ser até 80% do valor da Tabela FIPE. Se não houver tanta pressa, para não perder dinheiro, a melhor estratégia pode ser vender diretamente, sem intermédio de agências, ou até procurar uma concessionária que pague mais. 

Se você deseja trocar o modelo por um zero km, em algumas épocas do ano é possível encontrar promoções de concessionárias que aceitam o seu usado como entrada, cobrindo 100% do valor da Tabela FIPE. 

Aliás, se deseja comprar um veículo novo, é possível consultar também seu valor na Tabela FIPE. Assim, você saberá se o valor cobrado pela concessionária que procurou está dentro do valor de mercado. 

FIPE Online 

Neste artigo, você conheceu mais sobre a Tabela FIPE e aprendeu a consultá-la facilmente em nosso site. Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. 

E lembre-se: caso precise de orientação profissional para recursos administrativos de multas de trânsito, conte com o Doutor Multas. Entre em contato: doutormultas@doutormultas.com.br ou 0800 6021 543. 

Ficou com alguma dúvida? Quer dar alguma sugestão? Deixe seu comentário aqui embaixo. Se você gostou deste artigo, compartilhe e continue nos acompanhando para mais dicas como esta. 

Por: Gustavo Fonseca