Em sessão solene, Paulo Corrêa destaca importância da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher - JORNAL CORREIO MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

08/03/2019

Em sessão solene, Paulo Corrêa destaca importância da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher




Por proposição do deputado Paulo Corrêa a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou nesta sexta-feira (08) uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Ao abrir a sessão, o presidente da Assembleia, deputado Paulo Corrêa destacou a importância do evento e da criação da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher.

“Nós ficamos muito felizes em poder homenagear todas essas mulheres. A Assembleia Legislativa, nesta legislatura, é formada 100% por homens, mas temos consciência da importância das mulheres no parlamento e da necessidade de desenvolver ações voltadas à proteção da mulher, que infelizmente hoje ainda sofre preconceito e violência. Por isso, aprovamos aqui a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, que estará atuando diretamente em prol de todas as mulheres do nosso Estado”, disse.

O presidente lembrou ainda que Mato Grosso do Sul é exemplo na elaboração de Políticas Publicas e ações de combate à violência contra as mulheres.

“Com tantos boletins de ocorrência sendo lavrados, com trabalho da polícia militar e da polícia civil, com toda uma rede funcionando, nós entendemos que, claro que as mulheres estão se encorajando a denunciar os maus tratos, mas mostra também que muita coisa era escondida e hoje está aparecendo como resultado de várias ações, entre elas, a instalação da primeira Casa da Mulher Brasileira do país em Mato Grosso do Sul, que é exemplo para outros Estados”, disse. 

A solenidade foi marcada pela entrega do Troféu Celina Jallad, honraria que é concedida todos os anos a personalidades femininas que se destacaram no Estado. O Troféu leva o nome da ex-deputada Celina Jallad e foi instituído pelo Projeto de Resolução 03/2011 de autoria da ex-deputada Dine Hashioka.

“A Celina faz muita falta na nossa Casa de Leis. Era uma deputada muito atuante e representativa na Assembleia. Essa Sessão também é uma homenagem a ela, que terá nossa admiração e respeito eternamente”, finalizou Paulo Corrêa.

Homenageadas

Ao lado da esposa Adriana Corrêa, Paulo Corrêa homenageou sete mulheres com a entrega do Troféu Celina Jallad.

Célia Márcia de Arruda Leandro – Natural de Campo Grande, a tecnóloga Célia Leandro desenvolve um amplo trabalho voltado a assistência social. Dedicou-se à construção do salão da Capela Imaculado Coração de Maria e foi voluntária no Projeto Caravana da Saúde. Atualmente dedica-se a causas assistenciais da PENIEL, a qual abriga menores vítimas de violência física, sexual e psicológica no âmbito familiar.

Mirian Fatima Comparin Correa – Natural de Santa Catarina, fundou e preside a AACC/MS Associação dos Amigos das Crianças com Câncer desde 1998, quando deixou de atuar na sua área profissional em Networkmarketing, para se dedicar integralmente ao cuidado de crianças e adolescentes com câncer de todo o estado de Mato Grosso do Sul. Desde 2008 lidera o projeto Fique de Olho, pode ser câncer Infanto-juvenil, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de MS, UFMS, Sociedade de Pediatria de MS e financiado pelo Instituto Ronald McDonald e Energias do Brasil

Irmã Madalena Aparecida da Silva - Religiosa da Congregação das Irmãs Franciscanas Angelinas, desde 2008 é diretora d LAR DOS SONHOS POSITIVOS (AFRANGEL), uma associação civil, filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 27 de setembro de 1996 e que é única instituição no Estado de Mato Grosso do Sul a realizar trabalho de apoio direcionado as crianças e famílias vivendo e convivendo com HIV/AIDS.

Conceição Rodrigues, “Dona Conceição”- Natural de Ponta Porã, aprendeu com sua mãe a arte de ser parteira, viajando de casa em casa, de fazenda em fazenda, com o nobre intuito de auxiliar na arte do partejar. Dona Conceição chegava e com seus conhecimentos tradicionais, cuidava das mulheres e dos bebês antes, durante e após o nascer, sem nunca cobrar. com 100 anos de idade e com a saúde um pouco comprometida, ainda benze crianças e arruma bebês na barriga da mãe.

Adiles do Amaral Torres – Nascida em Dourados, é jornalista e diretora presidente do Jornal O Progresso desde 1982, o mais antigo jornal do Mato Grosso do Sul. É também a mais antiga colunista social em atividade do Brasil

Ana Cláudia Oliveira Marques Medina – Nascida no interior de São Paulo, é delegada de Polícia Civil desde 2000, compondo o grupo de 118 delegados de polícia da turma de 2000 que contava com apenas com 18 mulheres aprovadas para o cargo;

Maria Aparecida Galende Acosta - Nascida em Mandaguari, no Paraná, é Presidente do Fundo de Assistência Feminina (FAF) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, uma entidade civil de fins filantrópicos, de caráter beneficente, educativo, prestando serviços no âmbito psico-social, aos policiais militares, seus familiares e à sociedade.

Também participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Paschoal Carmello Leandro, o deputado federal Luiz Ovando (PSL), o secretário especial no Escritório de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos do Estado no Distrito Federal, Pedro Chaves dos Santos Filho, a filha de Celina Jallad, Fabiana Jallad, entre outras autoridades.


Fonte: Assecom