Detranzinho comemora 20 anos e recebe projeto de mobilidade - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

25/09/2018

Detranzinho comemora 20 anos e recebe projeto de mobilidade

©Divulgação
O Detran-MS (Departamento Estadual De Trânsito De Mato Grosso Do Sul), realiza nesta quarta-feira (26) a solenidade em comemoração aos 20 anos de atuação da Cidade Escola de Trânsito- Detranzinho. Durante o evento será lançado o Programa Move Mundo de Mobilidade Urbana em parceria com o SESI/MS. O objetivo é modernizar ainda mais o modelo de educação para o trânsito.

Em 20 anos de atuação a Cidade Escola de Trânsito, já atendeu cerca de 184.272 estudantes, desenvolvendo projetos de educação e segurança para o trânsito, com crianças de todo o Estado.

Conforme a coordenadora geral da Escola de Trânsito do Detran-MS, Edna Maria de Souza, celebrar junto à comunidade escolar, todos esses anos de trabalho desenvolvido, é muito importante. “Firmamos o compromisso em promover um trânsito mais humano desde a escola até a comunidade e temos concluído com êxito”, encerra.

Durante a programação do evento desta quarta-feira, haverá a apresentação de um teatro infantil da escola Municipal Nagen Jorge Saad. A peça Brinquedos Quase Órfãos fala sobre a importância de proteger todas as crianças no trânsito. De forma emocionante, o enredo chama a atenção da sociedade sobre a responsabilidade de cada um na utilização das vias públicas. A escola participou da 9ª edição do Fetran-MS (Festival Estudantil Temático para o Trânsito) da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e com a apresentação da peça ficou em segundo lugar na Etapa Morena.

De acordo com o diretor presidente do Detran-MS, Roberto Hashioka Soler, o projeto irá contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com a qualidade de vida no trânsito. “As crianças são nossos futuros motoristas e agora, através da modernização que o Programa Move Mundo apresenta, a participação e compreensão será ainda maior”, concluiu o diretor, exaltando a importância da parceria com o Sesi por meio da FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul).

O Projeto

O Projeto Move Mundo de Educação para o Trânsito é uma solução inovadora aplicada nos grandes institutos de ensino do mundo todo, inclusive na rede de escolas do SESI em Mato Grosso do Sul: o Lego.

A maleta de Lego corresponde a uma ferramenta lúdica de aprendizagem, que desenvolve nos estudantes importantes habilidades, amplia a capacidade de absorção dos conteúdos expostos e motiva jovens e crianças a aprender.

Fazendo uso desta ferramenta, o Move Mundo quer desenvolver entre os alunos atendidos a aquisição de valores e um comportamento que os levará a adotar uma atitude preventiva no trânsito, em especial no papel de pedestres.

Os alunos serão capacitados para avaliar situações de maior ou de menor risco, adquirindo a clareza de que o respeito às regras é essencial para a sua sobrevivência e a de terceiros. Serão, deste modo, despertados para uma ação consciente e participativa, capaz de transformar a realidade do trânsito.

O SESI, por meio da Agnus/Zoom, vai oferecer o suporte técnico-pedagógico, capacitar gestores, coordenadores e monitores do Detranzinho para que detenham total conhecimento dos programas e das atividades previstas no Move Mundo e vai repassar todas as informações para que os educadores estejam preparados.

ASSECOM