Detran-MS realiza XV Encontro Estadual de Psicólogos Especialistas em Psicologia do Trânsito - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

20/09/2018

Detran-MS realiza XV Encontro Estadual de Psicólogos Especialistas em Psicologia do Trânsito


O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realiza nos próximos dias 20 e 21 de setembro em Campo Grande, o XV Encontro Estadual de Psicólogos Especialistas em Psicologia do Trânsito.

Na ocasião, estarão presentes representantes da ABRAPSIT (Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego), do CRP/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul) e outros especialistas da área que irão debater aspectos importantes da psicologia do trânsito.

O diretor-presidente do Detran-MS, Roberto Hashioka Soler deverá abrir o encontro falando sobre o Departamento e a importância do trabalho do psicólogo.

O evento continua no dia seguinte, sexta-feira (21) a partir das 8h com a palestra sobre Ética no Procedimento de Avaliação Psicológica, que será ministrado pela representante do CRP-MS (Conselho Regional de Psicologia).

O Encontro faz parte da programação anual de atualização de psicólogos credenciados que prestam serviços ao Detran-MS e tem por objetivo principal a análise e discussão a respeito de condutas e métodos, que incluem normas e procedimentos nos exames psicotécnicos, realizados em processos de habilitação.

Segundo informações da Diretora de Habilitação do Departamento, Rosilda Melo, exames psicotécnicos estão previstos no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para candidatos à primeira habilitação e condutores que exercem atividade remunerada.

De acordo com a Resolução 425 de 2012 do Contran (Conselho Nacional do Trânsito), nas avaliações psicológicas são aferidos, por métodos e técnicas psicológicas, os processos psíquicos como tomada de informação, processamento de informação, tomada de decisão, comportamento, auto avaliação e traços de personalidade. Para isso, os profissionais utilizam entrevistas diretas e individuais, testes psicológicos e dinâmicas de grupo entre outros.

O Detran-MS possui um grupo de 108 profissionais credenciados sendo 26 apenas para a Capital. Neste ano já foram realizados em todo o Mato Grosso do Sul, 56.168 exames psicotécnicos. Destes, 24.332 em Campo Grande. Segundo informações da Divisão de Exames de Habilitação, o índice de reprovação é de aproximadamente 6%.

ASSECOM