Energisa compra distribuidoras da Eletrobras em leilão - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

30/08/2018

Energisa compra distribuidoras da Eletrobras em leilão

Eletroacre e Ceron são as únicas concessionárias de seus estados e atendem a aproximadamente 900 mil clientes

Representantes da Energisa na cerimônia de batida de martelo na B3 ©Taís Laporta
O Grupo Energisa arrematou as Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) em leilão realizado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta quinta-feira (30). A Energisa levou as distribuidoras anteriormente operadas pela Eletrobras ao oferecer deságio de 21% para a Ceron e 31% para a Eletroacre, o que poderá representar um desconto tarifário de aproximadamente 2% e 3%, respectivamente, para os consumidores dessas distribuidoras.

As duas distribuidoras, hoje em situação deficitária, se juntam às outras nove concessionárias de energia que integram o Grupo Energisa no país, totalizando, agora, 862 cidades atendidas – antes da nova aquisição eram 788 municípios, distribuídos por uma área de 2.032 mil km². Com a aquisição, a quantidade de clientes atendidos pela Energisa, em todas as regiões do Brasil, salta de 6,7 milhões para 7,6 milhões – o que representa uma população de mais de 20 milhões de pessoas.

A aquisição está em linha com a estratégia de crescimento da Energisa e reforça a política de sinergia entre concessões do Grupo, buscando ativos em estados próximos às suas operações. Segundo o presidente do Grupo Energisa, Ricardo Botelho, a distribuidora adquirida passará por uma série de investimentos e mudanças na gestão para recuperar a saúde financeira e operacional, a exemplo do que foi feito com concessionárias adquiridas pelo Grupo nos últimos anos.

“A nossa história mostra que é possível obter equilíbrio financeiro e qualidade na prestação de serviços, reestruturando as dívidas e despesas e investindo com assertividade e eficiência para recuperar as empresas.Temos como foco a excelência nos serviços e no relacionamento com clientes. Nossas distribuidoras estão entre as melhores do país em rankings da Aneel e vamos construir mais essa história de sucesso nesta concessão”, afirma.

Botelho afirma que as prioridades serão a retomada da sustentabilidade da concessão, da normalidade dos serviços e a modicidade tarifária. “Assim como fizemos em outras empresas adquiridas pelo Grupo nas últimas décadas – entre elas as que pertenciam ao Grupo Rede e foram compradas pela Energisa em 2014 – iremos implementar nas distribuidoras de Rondônia e Acre projeto ambicioso, que se inicia com mudanças na estrutura financeira da empresa e disponibilização de recursos para os primeiros investimentos que permitirão transformações na gestão operacional das empresas”, diz.

O Grupo Energisa tem forte experiência na compra e recuperação de distribuidoras deficitárias, que passaram a figurar entre as melhores do país após a nova gestão, tanto do ponto de vista financeiro quanto operacional. Hoje, as empresas do Grupo figuram entre as melhores do país.

No último Prêmio Abradee, por exemplo, em julho deste ano, o Grupo Energisa foi o mais premiado do setor, com nove premiações, entre elas a de melhor distribuidora do país com menos de 500 mil clientes (Energisa Minas Gerais, Nova Friburgo e Borborema) e melhor distribuidora do Nordeste (Energisa Paraíba). A distribuidora do Mato Grosso, adquirida em 2014, ganhou o prêmio de melhor distribuidora do Norte e Centro-Oeste. A premiação, concedida anualmente pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, reconhece as melhores empresas do setor.

Sobre o Grupo Energisa

Com 113 anos de história, o Grupo Energisa é um dos maiores do Brasil em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla nove distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Paraná. Hoje, são aproximadamente 6,7 milhões de clientes – o que representa uma população atendida de cerca de 16 milhões de pessoas – em 788 municípios em todas as regiões do Brasil. Com receita líquida anual de R$ 13,6 bilhões, o grupo gera aproximadamente 16 mil empregos.

Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um diversificado portfólio que engloba distribuição, geração, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de TI e Call Center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora) e, mais recentemente, transmissão.

ASSECOM