Com portões abertos ao público, Escola do Sesi de Dourados sedia etapa regional da OBR 2018 - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

09/08/2018

Com portões abertos ao público, Escola do Sesi de Dourados sedia etapa regional da OBR 2018

Divulgação
Com portões abertos e entrada gratuita, a cidade de Dourados contará com uma programação diferente na agenda deste fim de semana. No sábado (11/08), a Escola do Sesi vai sediar a etapa regional da OBR 2018 (Olimpíada Brasileira de Robótica), uma competição emocionante com robôs de verdade em que 22 times de escolas públicas e privadas vão se enfrentar em provas que envolvem ultrapassar obstáculos, resgatar objetos e concluir trilhas, tudo isso com robôs construídos pelos próprios alunos.

Além de escolas de Dourados, também competem instituições de Maracaju, Naviraí e Ponta Porã. As provas começam a partir das 8 horas, no ginásio poliesportivo da Escola do Sesi, que fica na Rua Valdemiro de Souza, 290, na Vila Industrial, e seguem por todo o dia, até às 17 horas. Visitantes de todas as idades podem acompanhar as provas, treinos, avaliações dos jurados e ver de perto como os alunos preparam cada robô para a competição.
Divulgação
Ao final do torneio, serão anunciadas as escolas classificadas para a etapa estadual da OBR, que será realizada em Campo Grande e pode levar os times para a etapa nacional, que neste ano será em João Pessoa, na Paraíba, em novembro. “Aprender a programar, ler algoritmos, se deparar com problemas e encontrar soluções. Tudo isso faz parte da rotina de quem lida com a robótica, área que hoje é considerada estratégica para a indústria e que, desde os primeiros passos, faz parte da grade curricular da rede de escolas do Sesi”, afirmou a analista de educação do Sesi, Glaucia Campos.

Escolas do Sesi

Nesta etapa da OBR em Dourados, as escolas do Sesi vão competir com oito times: três de Dourados (Megamentes One, Two e Three), três de Naviraí (The Vikings 1, 2 e 3) e dois de Maracaju (Sesi Maracaju 1 e 2). Se as equipes repetirem bom o desempenho que o Sesi obteve no fim de semana anterior, quando a etapa regional foi disputada pelas escolas de Campo Grande, Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Corumbá, tem tudo para ir longe.

As escolas garantiram a classificação de seis times: Terminators, de Campo Grande, H.A.F.A., Oneshot e Yin-Yan, de Corumbá, Tera Robotic's, de Três Lagoas, e Alphadroid, de Aparecida do Taboado. Para Glaucia Campos, a participação na OBR 2018 é resultado da preparação constante dos alunos do Sesi para serem futuros profissionais capacitados para atuar na nova era da indústria, a Indústria 4.0.

“A robótica é um caminho importante e lúdico para desenvolver estudantes. Aquele aluno que se desenvolve na robótica está apto a entrar no universo da Indústria 4.0”, concluiu o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla. “Essa é uma área fundamental para a formação profissional, por várias razões. A primeira delas é pelo desenvolvimento do raciocínio dos alunos em ciência e tecnologia”, finalizou.

Confira abaixo o local e horário das provas da OBR 2018:

Data: 11 de agosto (sábado)

Local: Escola do Sesi de Dourados

Endereço: Rua Valdemiro de Souza, 290, Vila Industrial

Horário: 8 às 17 horas

ASSECOM