Barroso é sorteado relator do pedido de registro de Lula no TSE - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

15/08/2018

Barroso é sorteado relator do pedido de registro de Lula no TSE

Ministro, que assumiu a vice-presidência da Corte ontem (14), foi sorteado na noite desta quarta-feira (15)

©Stringer/Reuters
O relator do processo de pedido de registro de candidatura de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será o ministro Luís Roberto Barroso. Ele, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido por sorteio eletrônico, na noite desta quarta-feira (15).

Barroso assumiu a vice-presidência da Corte ontem (15), cargo até então ocupado pela ministra Rosa Weber, que passou a comandar o tribunal, no lugar de Luiz Fux.

No final da tarde, o pedido de registro feito pelo PT foi contestado pelo ativista Kim Kataguiri, do MBL, e pelo ator Alexandre Frota.

Essas impugnações, que por ora tramitam paralelamente ao processo de pedido de registro de candidatura, foram distribuídas para o ministro Admar Gonzaga relatar.

A candidatura do petista à Presidência da República na eleição de outubro foi registrada por dirigentes do PT, nesta tarde. O ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad foi apresentado como candidato a vice-presidente.

A presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann, confirmou, ao deixar o TSE, que o partido só apresentou à corte a certidão negativa de antecedentes criminais relativa ao estado de São Paulo.

Com a medida, a legenda deixou de informar sobre a condenação na Lava Jato, imposta pela Justiça Federal, apesar de ser um fato público e notório. "[São Paulo] É o domicílio eleitoral dele", justificou Gleisi.

Condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP), Lula é potencialmente inelegível pelas regras da Lei da Ficha Limpa. Agora, seus advogados devem começar uma batalha jurídica nas cortes superiores.

NAOM- Com informações da Folhapress.