BATAGUASSU| Projeto do município em combate a obesidade é premiado pelo Conasems - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

06/06/2018

BATAGUASSU| Projeto do município em combate a obesidade é premiado pelo Conasems

Iniciativa fará parte do projeto WebDocsCONASEM e será veiculado no site do CONASEMS/MS

©Micael Nunes 
Um projeto municipal tem mexido com o “corpo” e consequentemente com a “saúde” da população de Bataguassu. Trata-se do “GGente Fina” desenvolvido pela Estratégia da Saúde da Família (ESF) “Dr. Rubens Kimura”, no bairro Jardim Santa Maria.

De acordo com a enfermeira Maria Cristina dos Anjos Aragão, que responde pela autoria e execução do projeto, a iniciativa tem como objetivo auxiliar os indivíduos com sobrepeso e obesidade a reduzir a massa corporal gradativamente; prevenir e/ou controlar as comorbidades, promover a autonomia de escolha, o senso crítico e a corresponsabilização através da orientação nutricional, incentivar hábitos de vida saudáveis, troca de saberes e apoio psicológico, visando à promoção da saúde.
©Micael Nunes 
Cristina explica que os encontros são realizados todas as quintas-feiras, a partir das 7 horas (horário Brasília), na unidade de saúde. Além da atividade física, os participantes do projeto passam por acompanhamento nutricional, psicológico, físico e médico. “A cada novo encontro, um tema é debatido entre esses profissionais, com a intenção de repassar informações que possam contribuir para a manutenção do peso e da saúde e prevenir principalmente doenças que são potencializadas pela obesidade”, comentou Cristina.

Ainda, de acordo com cronograma são realizados os exames de rotina, o cálculo de Índice de Massa Corpora (IMC) e por fim, repassado o cardápio/dieta diária para consumo dos participantes, com foco na perda de peso.

A enfermeira lembra que o projeto é desenvolvido por grupos que participam por seis meses da atividade e que por estar apresentando importantes resultados, o “GGente Fina” está sendo estendido para todas as unidades de saúde do município.
©Micael Nunes
A iniciativa também foi selecionada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) na “14ª Mostra Brasil aqui tem SUS” promovida durante o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde como uma experiência municipal bem sucedida no SUS.

Como premiação, o projeto será filmado neste mês de junho pelo WebDocsCONASEMS e um vídeo será produzido para veiculação no site do CONASEMS/MS.

Para a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, a iniciativa é de suma importância em especial por promover a promoção da saúde da comunidade.

Além da enfermeira Cristina, fazem parte do projeto o psicólogo Reginaldo Hernandes, a nutricionista Andrea Barbosa Lima, o educador físico Júlio César Alves e a médica Lays Fernanda Siqueira Oliveira.

SAIBA MAIS

Mais informações sobre o projeto “GGente Fina” podem ser obtidas no Estratégia da Saúde da Família (ESF) “Dr. Rubens Kimura”, no bairro Jardim Santa Maria. 

ASSECOM