Último curso da ‘Cozinha Experimental’ ensina receitas propícias para dias frios - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

24/05/2018

Último curso da ‘Cozinha Experimental’ ensina receitas propícias para dias frios

©Messias Ferreira
Na noite da última terça-feira (22), o programa de prevenção “Cozinha Experimental” realizou mais um curso com o objetivo de despertar o interesse por uma alimentação mais saudável. Com o tema Caldo e Sopas, os participantes tiveram a oportunidade de aprender receitas saborosas, porém, nutritivas para a época mais fria do ano. O programa foi criado em 2012, em Campo Grande, e, desde o ano passado, também é realizado em Dourados. Os cursos da “Cozinha Experimental” acontecem duas vezes por mês nos Centros de Prevenção em Saúde da Cassems nos municípios. Na Capital, na Rua Abrão Júlio Rahe, 97, e em Dourados, na Rua Onofre Pereira de Matos, 5534-5644, no Jardim Climax. Para se inscrever, o beneficiário deve ligar no (67) 3382-8584, Campo Grande, e (67) 3033-8350, Dourados. O valor da inscrição é de R$ 30,00.

Diógenes Bandeira é de Recife e aproveitou a estada em Campo Grande para conhecer um pouco da culinária do Estado e se encantar com os nossos pratos. “Eu sou de Recife, estou aqui há duas semanas e vim, a convite, conhecer a culinária sul-mato-grossense. Estou encantado com a culinária de vocês. Eu gosto de cozinhar em casa e, às vezes, no restaurante do meu pai. É sempre muito bom conhecer coisas novas, porque a cultura do nosso país é muito vasta e vou levar para Recife o que aprendi aqui”, conta.

A beneficiária Maria Zilmar Barreto frequenta o Centro de Prevenção há algum tempo e decidiu conhecer o programa de prevenção, principalmente, pelo tema oferecido. “Eu já frequento o Centro de Prevenção, faço academia e pilates e uma das colegas me perguntou se eu iria fazer o curso, eu perguntei qual curso e ela me disse que era de caldos e eu fiquei interessada. Eu me inscrevi e estou adorando porque amo caldo e vou colocar em prática na minha casa”, afirma.

Para a nutricionista e coordenadora da “Cozinha Experimental”, Melissa de Andrade, o inverno é a época na qual as pessoas sentem mais apetite e isso pode ser um problema nutricional. “Nessa época de frio, os caldos e as sopas podem ser bem úteis, porque, no inverno, a gente sente mais vontade de comer e isso é natural porque o corpo exige um pouco mais de caloria para se manter aquecido. Por isso, a gente tem que buscar as alternativas menos calóricas e mais saudáveis”, pontua Melissa.

A nutricionista também alerta sobre o perigo das sopas industrializadas, porque, segundo ela, “essas sopas oferecem uma falsa praticidade e são bem perigosas porque possuem uma quantidade muito grande de sódio, de gordura e de conservantes. Quanto menos industrializado for o produto, ele é mais saudável”, finaliza.

Confira a agenda dos cursos da Cozinha Experimental de 2018, para Campo Grande e Dourados:

Campo Grande 

- 05/06: Alimentando quem está a espera: a gestação e suas escolhas alimentares;

- 19/06: Massas;

- 17/07: Cozinha kids Especial de Férias piquenique;

- 07/08: Cuidando do Hipertenso;

- 21/08: Curso de grãos e Leguminosas;

- 04/09: Alimentação Pré e Pós treino;

- 18/09: Entradas saudáveis e Saladas;

- 02/10: Preparações com frango;

- 16/10: Lanche escolar, cultivando bons hábitos;

- 06/11: Cozinha detox;

- 20/11: Cozinha vegetariana;

- 04/12: Ceia de Natal e Ano Novo;

Dourados

- 29/05: Caldos e Sopas;

- 05/06: Preparações com carne bovina;

- 26/06: Massas;

- 10/07: Cozinha kids Especial de Férias piquenique;

- 14/08: Preparações com frango;

- 28/08: Curso de grãos e Leguminosas;

- 11/09: Alimentação Pré e Pós treino;

- 25/09: Entradas saudáveis e Saladas;

- 16/10: Lanche escolar, cultivando bons hábitos;

- 30/10: Cozinha detox;

- 13/11: Cozinha vegetariana;

- 27/11: Alimentando quem está à espera: a gestação e suas escolhas alimentares;

- 04/12: Ceia de Natal e Ano Novo;

ASSECOM