Deputado Dr. Paulo Siufi cobra SES por falta de medicamentos aos portadores de Fibrose Cística no interior do estado - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

24/04/2018

Deputado Dr. Paulo Siufi cobra SES por falta de medicamentos aos portadores de Fibrose Cística no interior do estado

©DR
O medicamento Enzima Pancreática 25000 UI ou Pancreatina 25000 UI, não foi distribuído aos estabelecimentos de saúde e hospitais do interior do estado. Por esse motivo, o deputado estadual Dr. Paulo Siufi (MDB), apresentou requerimento, na Assembleia Legislativa, na Sessão Ordinária desta terça-feira (24/4), cobrando a Secretaria de Estado de Saúde – SES, sobre as razões que levaram não entregar os medicamentos.

Cada portador de Fibrose Cística utiliza aproximadamente 10 enzimas diariamente, a falta de 1 compromete o tratamento.

“Cada processo de compra de medicamento de uso contínuo, tem demorado mais de 7 meses para efetiva entrega, sem alegarem empecilhos administrativos, não levando em consideração a vida do paciente, que por falta de medicamento fica com a saúde mais debilitada, mais do que a doença já proporciona”, explicou Dr. Paulo Siufi.

A fibrose cística é causada por um gene defeituoso que faz com que o corpo produza um líquido anormalmente denso e pegajoso, conhecido popularmente como muco, que se acumula nas passagens respiratórias dos pulmões e também no pâncreas. Esse amontoado de muco resulta em infecções pulmonares que podem colocar a vida do paciente em risco e podem levar a problemas digestivos graves. A falta de medicamentos pode levar até a morte.

Fonte: ASSECOM