COSTA RICA| Vereadores do Estado do Rio de Janeiro visitam Câmara Municipal, para conhecerem modelo de gestão do município - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

26/04/2018

COSTA RICA| Vereadores do Estado do Rio de Janeiro visitam Câmara Municipal, para conhecerem modelo de gestão do município

Dr. Maia durante recepção aos vereadores de Paty do Alfares-RJ e aos assessores dos parlamentares fluminenses © Divulgação
Os vereadores Juliano Balbino de Melo (PP) e Denilson da Costa Nogueira (PSDB), ambos da cidade de Paty do Alferes-RJ, acompanhados de assessores, viajaram 1.300 quilômetros (somente na vinda, sem contar a volta) para conhecerem de perto como funciona o modelo de gestão implantado em Costa Rica-MS pelos poderes Executivo e Legislativo do município sul-mato-grossense.

“Conheci a cidade de Costa Rica através de uma reportagem que foi divulgada nas redes sociais, falando do modelo de gestão que é seguido em Costa Rica. Isso me chamou muita atenção. Então foi esse o motivo de vir aqui no município conhecer de perto essa realidade e saio daqui muito surpreso, muito otimista, com uma bagagem muito grande a respeito de administração pública. Levo aqui de Costa Rica algumas ideias para serem aplicadas em Paty do Alferes”, contou o vereador Juliano Balbino, que também é o presidente da Câmara Municipal da cidade fluminense.

Os dois vereadores patienses permaneceram três dias em Costa Rica, de 24 a 26 de abril, e ao longo desse período visitaram a Câmara de Vereadores da cidade, o Parque Municipal Salto do Sucuriú, postos de saúde, a Fundação Hospitalar de Costa Rica (FHCR), algumas escolas, a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação e algumas repartições da Prefeitura.

Na tarde de terça-feira (24/04), os edis fluminenses visitaram o Legislativo costarriquense e foram recepcionados pela primeira-secretária da Câmara, Rosângela Marçal Paes (PSB). Na ocasião, eles conheceram o funcionamento da Casa de Leis de Costa Rica.

Além disso, a convite da Câmara, a secretária executiva dos conselhos municipais, Soliane Anacleto, também participou dessa reunião e explicou para os parlamentares patienses que os órgãos de controle social na cidade, ou seja, os conselhos municipais, funcionam ativamente no município, fato que chamou a atenção dos visitantes, que elogiaram o método de atuação dos conselhos em Costa Rica.

Ao final da reunião e ainda na tarde de terça-feira, a convite da vereadora Rosângela, os dois vereadores do Rio de Janeiro acompanharam um treino de futebol do projeto “Jovem em Ação”, no Centro de Treinamentos (CT) Júlio Maia. O projeto atende cerca de 50 adolescentes de 14 a 19 anos, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Prefeitura e o Costa Rica Esporte Clube (CREC).

Já na manhã de quarta-feira (25/04), os parlamentares fluminenses retornaram mais uma vez à Câmara de Vereadores de Costa Rica e dessa vez foram recepcionados pelo presidente da Casa de Leis, José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM). Ao longo de aproximadamente duas horas de muita conversa, o vereador costarriquense brincou, trocou experiências com os visitantes, falou da gestão do Governo Municipal, apresentou o Plenário do Parlamento para os políticos fluminenses e ainda explicou que desde a semana passada os edis de Costa Rica passaram a usar computadores durante as sessões, em substituição ao papel.

“A visita à Câmara de Vereadores foi muito proveitosa. Fomos muito bem recebidos. Me chamou muito a atenção a organização e a maneira que os vereadores trabalham em harmonia com o Executivo e levo da Câmara de Costa Rica também esse legado, que é esse entrosamento com o Poder Executivo e pretendemos fazer da mesma forma em nossa cidade”, afirmou Juliano Balbino.

Na manhã de quarta-feira (25/04), os edis fluminenses foram recepcionados pelo prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB), em uma audiência na sala de reuniões da Prefeitura, que contou com a participação da equipe de governo da administração municipal, incluindo secretários, além dos vereadores Rosângela Marçal e Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT).

Nessa reunião, Waldeli apresentou para os vereadores patienses o modelo de gestão empregado pelo Governo Municipal, que transformou Costa Rica em uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil, graças aos resultados positivos obtidos pela administração pública da cidade sul-mato-grossense nas mais diversas áreas.

“Administração eficiente só é possível se as pessoas forem diferentes. Costa Rica não chegou onde está do dia para noite, e isso é importante levarem para a população de vocês. Conseguimos alcançar inúmeros desafios, mas foram 16 anos para chegar até aqui, e um dos mecanismos de controle que faz a diferença é a gestão da folha de pagamento”, afirmou o prefeito durante o encontro.

Por sua vez, Juliano Balbino não poupou elogios ao município. “Toda hora estamos vendo na mídia casos de corrupção e no Rio de Janeiro não é diferente, não fica de fora. Então, Costa Rica como vem fazendo um trabalho transparente, um trabalho muito bom na administração, tem se destacado nacionalmente pelos exemplos positivos. Parabéns pelo belíssimo trabalho realizado pelo prefeito Waldeli em parceria com os vereadores”, ressaltou o presidente da Câmara de Paty do Alferes.

Na manhã desta quinta-feira (26/04), antes de retornarem ao Rio de Janeiro, os vereadores patienses tomaram café da manhã na Câmara Municipal de Costa Rica, junto com Dr. Maia, uma cortesia oferecida aos visitantes pela presidência do Legislativo costarriquense.

“Para nós foi uma honra receber colegas vereadores de outro estado, com quem trocamos muitas experiências. Sete dos nossos vereadores estão cumprindo agenda em Brasília (DF) e não puderam participar da recepção. É importante dizer que esses visitantes não viajaram 2.600 quilômetros à toa (somando ida e volta). Eles foram atraídos pelo sucesso de uma administração pujante que é a de Costa Rica”, enalteceu Dr. Maia.

Desde que a imprensa estadual e nacional repercutiu e divulgou os bons resultados alcançados pela gestão pública de Costa Rica, a Prefeitura e a Câmara da cidade passaram a receber visitas de políticos de todas as regiões do país, interessados em saber mais sobre o sucesso da administração do município.

Fonte: ASSECOM
Por: Ademilson Lopes