Assembleia Geral Ordinária aprova contas da Cassems por maioria absoluta - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

06/04/2018

Assembleia Geral Ordinária aprova contas da Cassems por maioria absoluta

©Messias Ferreira
A prestação de contas da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), referente ao exercício 2017, foi aprovada, por maioria absoluta, na “XVII Assembleia Geral Ordinária (AGO) de Prestação de Contas, realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, nesta sexta-feira (06).

O evento é realizado anualmente e aberto a todos os servidores estaduais que são beneficiários da Caixa dos Servidores. Neste ano, aproximadamente 700 beneficiários titulares de 60 municípios participaram da AGO e aprovaram a prestação de contas.

Durante a Assembleia, foram apresentados o Relatório das Atividades realizadas pela Cassems, no exercício de 2017, a prestação do Conselho de Administração e a apresentação dos pareceres da Auditoria Independente e do Conselho Fiscal, também referentes ao exercício 2017.

Desde 2013, a Caixa dos Servidores tem feito alguns ajustes que a levaram a figurar como um dos principais planos de saúde de autogestão do país. Dentre as conquistas que levaram a Caixa dos Servidores a alcançar tal posição estão o aumento de receita, de investimentos, do ativo e do patrimônio líquido e a redução da sinistralidade.

O parecer da Auditoria Independente apontou que a Cassems apresentou um superávit líquido no valor de 5 milhões. A contadora responsável pelo balanço contábil da prestação de contas, Vanda Lúcia Weiller, destaca o trabalho da diretoria e dos Conselhos para a solidez da Caixa dos Servidores.

“Verificamos os esforços em manter a Cassems forte, saudável, sustentada nas raízes firmes dos últimos 17 anos de administração cuidadosa e participativa, sempre aprimorada pela presidência, seus conselhos, seus gestores executivos e pela imensa vontade de fazer o melhor pelos servidores, pelo nosso estado. Esses valores são resultado do aperfeiçoamento continuo, do empenho e respeito aos direitos dos beneficiários”, analisa.

Ao apresentar seu parecer, o presidente do Conselho Fiscal da Cassems, Lucílio Souza Nobre, afirma que “as referidas demonstrações contábeis expressam adequadamente a situação financeira e patrimonial da Caixa dos Servidores e os conselheiros opinam favoravelmente quanto a aprovação dos documentos apresentados durante a Assembleia Geral Ordinária”.

O vice-presidente da Cassems acredita que a Assembleia Geral Ordinária é momento mais importante para a Caixa dos Servidores e seus beneficiários.

“A AGO é o ato mais importante da Cassems, é nesse momento que os beneficiários analisam o que foi feito e avaliam o que deve ser feito no futuro. A Caixa dos Servidores é um plano de autogestão e tudo que é decidido deve ter a participação de todos os beneficiários”, afirma.

Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, a Assembleia Geral Ordinária reafirma o papel dos beneficiários no sucesso da Caixa dos Servidores.

“A participação do beneficiário é fundamental para a construção da Caixa dos Servidores. Foi assim até aqui e deve continuar dessa forma para que a gente possa superar os desafios existentes na saúde, mas, sobretudo, garantir que a Cassems continue crescendo, se desenvolvendo e oferecendo a melhor assistência à saúde para os nossos servidores”,

Cassems: 17 Anos de Gestão Participativa

A união e a persistência, aliadas à ousadia e a irreverência, fizeram com que os servidores públicos realizassem o sonho de poder cuidar da própria saúde. Mas foram sentimentos como dedicação, transparência e coletividade que transformaram esse sonho em uma das 100 maiores e melhores empresas do Centro-Oeste. Prova disso é a participação em massa dos beneficiários do interior do Estado nas Assembleias realizadas.

O beneficiário José Jacques Viero veio de Jardim para acompanhar a AGO porque, para ele, “a Cassems é ótima para nós do interior e a gente tem que participar. Eu participei de todas e sempre somos muito bem recebidos e acho tudo muito organizado”.

Vinda de Naviraí, Márcia Amador destaca que a participação do beneficiário na AGO demonstra o interesse pelas decisões e o agradecimento pelo atendimento recebido.

“Eu participo da Assembleia pela transparência que as decisões na Cassems são tomadas. Também pela forma que somos atendidos pelo nosso plano de saúde. A gente vem até Campo Grande mostrar o nosso contentamento com o atendimento e acompanhar as políticas, porque, assim, a gente pode fiscalizar e acompanhar as decisões. É o momento oportuno para que o beneficiário acompanhe todos os processos”, afirma.

João Reis Garcia é de Três Lagoas e, segundo ele, nesse modelo de gestão participativa da Cassems, a opinião do beneficiário é muito importante. “É interessante a participação do beneficiário na AGO porque é a oportunidade que ele tem para expor suas opiniões. Dessa forma, ele consegue fiscalizar a utilização dos recursos”, pontua.

Moradora de Rio Verde, Lenir Antônia entende que todos os beneficiários da Caixa dos Servidores deveriam participar da AGO, principalmente os do interior. “Para nós de Rio Verde é muito importante vir até Campo Grande e sempre convidamos os beneficiários para participar da AGO. Eles precisam vir para conhecer a Cassems de perto porque ela é muito importante para o nosso município. É nesse momento que a gente fica sabendo das ações e tudo o que acontece no nosso plano de saúde”, explica.

Fonte: ASSECOM