Saúde do Homem e da Mulher: ação inédita do Senar/MS leva atendimento médico para presidiários em Jardim - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

21/03/2018

Saúde do Homem e da Mulher: ação inédita do Senar/MS leva atendimento médico para presidiários em Jardim

Além da comunidade rural, programa especial vai oferecer serviços de saúde para detentos do Estabelecimento Penal “Máximo Romero”

© Divulgação
Com o objetivo de gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realiza mais uma edição do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural, dessa vez, no município de Jardim, distante 193 km de Campo Grande. A iniciativa acontece na Unidade Básica de Saúde Nestor Pereira, na Vila Angélica I, no próximo sábado (24).

A ação do Senar/MS é realizada em parceria com o Sindicato Rural de Jardim, secretarias municipais de Saúde e Assistência Social e Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão e a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU/MS.

Serão oferecidos testes rápidos de PSA, que detecta precocemente casos de câncer de próstata, e consulta com urologista, para homens com a idade maior de 45 anos, além da coleta de exames preventivos e atendimento com ginecologista para as mulheres de 25 a 65 anos.

Conforme a organização, a expectativa é atender, aproximadamente, 250 pessoas que residem em Jardim e nos assentamentos Guardinha, Recanto do Rio Miranda, Arataba, Mimoso, Quero-Quero e Distrito do Boqueirão.

Além do público-alvo do programa, que são os produtores e trabalhadores rurais, em Jardim a edição do Saúde do Homem e da Mulher Rural irá atender a comunidade urbana e, pela primeira vez, em uma ação pioneira haverá exames e consultas com urologista para detentos do Estabelecimento Penal “Máximo Romero”, que cumprem pena em regime fechado.

“O atendimento evidencia o compromisso social do Sindicato Rural de Jardim e classe produtiva, que têm sido grandes parceiros do poder público”, destaca o ´residente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.

Outra novidade, é o atendimento médico com dermatologista com foco no câncer de pele. O evento disponibilizará consultas para 40 pessoas que terão atendimento com um especialista do Hospital de Câncer, um enfermeiro e um auxiliar-administrativo. Casos de câncer de pele diagnosticados serão encaminharão à rede municipal de saúde para tratamento.

A programação terá, ainda, procedimentos, como: aferição de pressão, teste de glicemia capilar e para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, além da atualização da carteira de vacinação.

Fonte: ASSECOM
Por: Rodrigo Corrêa