TRÊS LAGOAS| Servidores da Rede Municipal de Ensino municipal participam de aula inaugural do Profuncionário - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

23/02/2018

TRÊS LAGOAS| Servidores da Rede Municipal de Ensino municipal participam de aula inaugural do Profuncionário

Cerca de 190 profissionais se capacitarão em Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação

© Divulgação
A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realizou na noite da última quinta-feira (22), no Centro Cultural Professora “Irene Marques Alexandria”, aula Inaugural da 7ª Turma do Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário).

Cerca de 190 alunos de Três Lagoas, Bataguassu, Brasilândia e Selvíria estão matriculados nos cursos que vão de Técnico em Alimentação Escolar à Técnico em Multimeios Didáticos.

O evento contou com a presença dos Presidentes do Sinted Maria Laura de Castro Santos de Três Lagoas e Paulo Antônio dos Santos de Bataguassu e da Coordenadora Administrativa Pedagógica do Profuncionário de Três Lagoas Walquíria Tereza Zardetti.
© Divulgação
OBJETIVO

Implantado inicialmente em 2007 sobre a Coordenação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), a Prefeitura Municipal de Três Lagoas assinou em 2011 um Acordo Mútuo com a Secretaria de Educação do Estado (SED) assumindo a responsabilidade da continuidade do Profuncionário. O projeto conta com o apoio e parceria da Secretaria de Educação do Estado e do Centro Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima/SED de Campo Grande.

Segundo a coordenadora, o projeto, realizado pela SED, tem o objetivo de formar funcionários efetivos das escolas com o intuito de valorizar o trabalho desses profissionais da educação por meio de cursos de formação inicial em nível técnico. “O curso os ajuda a ter uma visão mais diferenciada da educação. Eles passam a se ver como educadores se envolvendo cada dia mais com os projetos da escola”, explica.

Mais de 1.150 alunos das cidades de Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Aparecida do Taboado, Inocência, Brasilândia, Selvíria e Três Lagoas se formaram nos últimos 11 anos de realização do projeto.

CURSO

Para participar do Profuncionário o aluno precisa apresentar no ato da matrícula o certificado de conclusão do Ensino Médio e trabalhar em escolas do município.

Quatro opções de formação são oferecidas aos interessados: Técnico em Alimentação Escolar para servidores que preparam o alimento a ser consumido pelos estudantes da escola; Técnico em Secretaria Escolar para a administração da escola; Técnico em Infraestrutura Escolar para os servidores que desenvolvem trabalho de manutenção e suporte de estrutura física da escola e Técnico em Multimeios Didáticos voltado ao suporte técnico e tecnológico junto a Unidade.

Com carga horária de 1.300 horas e duração de um ano e meio, o curso é realizado aos sábados, das 08h às 12h30, a cada 15 dias na Escola Ramez Tebet . As disciplinas integralizadas são divididas em dois blocos, sendo o primeiro Formação Pedagógica e Formação Técnica Geral e o segundo Formação Técnica Específica. Da carga horária total, 80% é desenvolvido a distância e 20% presencial.

Walquíria explica que como forma de incentivo, todos os profissionais que participam do projeto recebem aumento de 5% no salário e a conclusão do curso, realizado por meio de Práticas Profissionais Supervisionadas (PPS), são realizadas nas próprias escolas em que os alunos atuam.

“O aluno e a escola ganham muito com isso, já que tudo o que eles aprendem em sala de aula pode ser colocado em prática no local em que trabalham. Eles entendem com isso que tem responsabilidades na escola e tem voz para opinar, melhorando com suas ações o próprio ensino”, afirma.

SERVIÇO

Mais informações poderão ser obtidas na Coordenadoria Regional de Educação de Três Lagoas no endereço Avenida Antônio Trajano, 5340-5362 – Centro. Telefone (67) 3919-2607.

Fonte: ASSECOM