RIBAS DO RIO PARDO | Paulo Tucura prevê um 2018 melhor para o Município - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

22/01/2018

RIBAS DO RIO PARDO | Paulo Tucura prevê um 2018 melhor para o Município


Segundo o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Paulo Tucura (MDB), agora será possível respirar bem melhor com a retomada do desenvolvimento. “A nossa cidade sofreu muito no ano passado por causa da crise política e econômica. Empresas muito importantes fecharam suas portas, mas isso não nos desanimou. Não deixamos de manter contato com essas empresas, duas delas, inclusive, um frigorífico e uma siderúrgica, podem ser reabertas, se não agora, ao menos em 2019”, acredita.

O prefeito diz ainda que além dessas duas empresas, há uma outra, e de grande porte, prestes a fincar raízes na cidade. Trata-se de uma fábrica de celulose. Ele não diz o nome, mas antecipa: será um dos projetos de destaque em todo Estado, a ser anunciada a qualquer momento, talvez um dos mais importantes do gênero na América Latina. E acrescenta que está conversando e negociando, procurando atrair outras empresas de médio e pequeno porte para que se instalem no território rio-pardense.

Paulo Tucura destaca as potencialidades de Ribas do Rio Pardo: é o maior município do Estado em áreas economicamente aproveitáveis, com 235 mil hectares de floresta, o terceiro maior rebanho bovino do país com mais de 1,4 milhão de cabeças de gado e uma agricultura em processo de expansão. Na safra 2016-17 eram pouco mais de 10 mil hectares plantados de soja e 3 a 4 mil hectares de milho. Na safra-seguinte, a previsão foi de 15 mil hectares de soja e 5 mil de milho.

A data de 1º de março próximo foi escolhida para o dia de campo que divulgará a produtividade da soja e do milho, numa parceria que envolve o Município, Estado, Embrapa, a Integração MS e outras empresas. “Vamos mostrar ao Brasil o que podemos produzir. Na última safra chegamos a 82 sacas de soja numa variedade que a Integração MS colocou nessa fazenda, e a 144 sacas de milho”, informa.

Com isso, Tucura evidencia a qualidade das terras, que seriam em cerca de 200 mil hectares com esse padrão para produzir. “Temos abundância em água, somos próximos da capital, construímos parcerias no Estado e no governo federal para trazer investimentos e infraestrutura para viabilizar a produção. Esperamos que em 2018, com a recuperação econômica, os investimentos cheguem”, torce. “Hoje Ribas do Rio Pardo é o município que mais tem a contribuir no desenvolvimento estadual, por seu tamanho e seu potencial”, afirma.

DUPLICAÇÃO – Para este ano as razões do otimismo de Paulo Tucura estão em bases concretas. Reconhece que a situação continua difícil para os municípios, porém com as boas parcerias vem conseguindo apoios estaduais e federais, viabilizando conquistas, entre as quais a breve realização de um sonho antigo dos rio-pardenses: a duplicação da BR-262 dentro do perímetro urbano, um trecho com cerca de 5 km. O projeto está sendo elaborado pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) e deve estar pronto em abril.

“Estive recentemente no DNIT e soube que a obra pode começar ainda este ano. Será um cartão-postal. Temos a garantia no Ministério dos Transportes, no DNIT e na palavra do deputado e atual ministro da secretaria de Governo, Carlos Marun”, festeja Tucura. Ele chama a atenção para o fato de ter obtido apoio em emendas parlamentares para quase todas as áreas sociais e infraestrutura. Busca recursos para pavimentar diversos bairros inclusive os bairros acima da rodovia. “A parte alta não tem infraestrutura. Creio que vamos conseguir ainda este ano um recurso para esse lado, sobretudo o Parque Estoril. Vamos resolver, inclusive, os problemas de escoamento quando tem chuva grande”.

A prefeitura fez um trabalho de fôlego em 2017 para atender a área rural, com serviços de manutenção, cascalhamento e restauração. Só entre pontes e tubulações foram mais de 20. Quando passar o período de chuvas, serão atacados os pontos mais críticos. No entanto, Tucura assegura que a situação não é tão grave e o tráfego nas estradas tem a sua normalidade garantida, sobretudo para o transporte escolar.

SAÚDE, CARNAVAL, 74 ANOS – Paulo Tucura sustenta que Ribas do Rio Pardo é hoje um dos municípios com melhor índice de eficiência nos serviços básicos de saúde publica no Brasil. Além do funcionamento dos postos, a Prefeitura investiu no Hospital, reformando e modernizando o Centro Cirúrgico, que estava com grandes rachaduras e condenado. Hoje, as pequenas cirurgias são realizadas para pacientes locais e de outras cidades, como as de Água Clara, Santa Rita do Pardo e até Campo Grande. O Município desembolsa, em média, R$ 55 mil mensais para fazer oito dias de cirurgia a cada mês.

Sobre o carnaval e as festividades para o aniversário de 74 anos da cidade o prefeito conta que está tudo dentro de um minucioso planejamento. No ano passado não houve, mas o carnaval de 2018 está mais que garantido, com orçamento pré-definido, dentro da capacidade financeira e à altura da expectativa dos foliões. Serão quatro noites, com duas matinés e as atrações de praxe com o menor custo possível.

Da mesma forma está preparado o programa de aniversário. Ao contrário do ano passado, quando a crise não permitiu uma grande festa e a Prefeitura ainda realizou um desfile, agora a celebração será ampliada. O orçamento continua apertado, porém toda a população rio-pardense vai comemorar sua cidade e ajudar a divulga-la para o Estado e o País.




Fonte: Canams