TRÊS LAGOAS| Assistência Social promove encontro das equipes volantes - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

26/09/2017

TRÊS LAGOAS| Assistência Social promove encontro das equipes volantes

Iniciativa de reunir as duas equipes para troca de experiências partiu da Diretoria de Proteção Social Básica

© Divulgação
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Proteção Social Básica, promoveu encontro das equipes volantes do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Interlagos e CRAS Ruth Filgueiras.

O encontro das duas equipes volantes, com o objetivo principal de partilharem experiências vividas ao longo destes cinco anos, aconteceu no período da manhã de segunda-feira (25), nas dependências do Núcleo de Inclusão Produtiva, unidade da SAS, no bairro Nossa Senhora Aparecida.
© Divulgação
A realização deste encontro foi uma iniciativa da Diretoria de Proteção Social Básica, com o apoio e incentivo da secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, e também contou com a participação de profissionais que fizeram parte destas equipes em sua fase de implantação, há pouco mais de cinco anos.

“Fizemos uma análise panorâmica de todos os trabalhos já realizados pelas Equipes Volantes para atender à população residente em territórios de baixa densidade demográfica, com espalhamento ou dispersão populacional, analisando os avanços que já conquistamos e as dificuldades que precisamos superar”, comentou a diretora de Proteção Social Básica, Maurelice Nunes dos Santos – Mel Nunes.

No encontro, “tivemos depoimentos de profissionais que foram os pioneiros na fase de implantação desse serviço, amostra de fotografias dos trabalhos realizados, assim como relatos dos técnicos atuais, que expuseram os pontos positivos de conquistas e os pontos que necessitam ainda ser ajustados”, avaliou Mel Nunes.

EQUIPE VOLANTE

A Equipe Volante é uma equipe adicional de trabalho, vinculada a um CRAS e objetiva ofertar serviços de Proteção Social Básica em territórios que apresentem peculiaridades tais como grande extensão territorial, isolamento, áreas rurais e/ou de difícil acesso.
© Divulgação
As principais atribuições da Equipe Volante são: ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF; ofertar os Serviços de Proteção Social Básica; realizar Busca Ativa, em especial de famílias em situação de extrema pobreza; apoiar a inclusão e atualização cadastral, no CadÚnico, das famílias que moram em áreas dispersas e também possibilitar o acesso à renda (BPC e Bolsa Família); e realizar encaminhamentos (rede socioassistencial e setorial).

O CRAS Interlagos está localizado na Rua Bom Jesus da Lapa, 309, Lapa, e o CRAS Ruth Máximo Filgueiras, na Rua Macapá, 908, Guanabara.

As duas Unidades da SAS atendem de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Fonte: ASSECOM