Senai convida OAB/MS para participar do projeto “Diálogos de Inovação” - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

20/09/2017

Senai convida OAB/MS para participar do projeto “Diálogos de Inovação”

© Divulgação
Para conhecer as necessidades da indústria sul-mato-grossense por meio da opinião do próprio empresariado, a Fiems e o Senai promovem o projeto “Diálogos de Inovação”, uma série de oito encontros que reunirá empresários da indústria e demais convidados para tratar de assuntos de alto impacto para elaboração do plano de desenvolvimento das indústrias com base na inovação tecnológica.

Nesse sentido, o diretor-regional do Senai, Jesner Escadolhero, esteve reunido, nesta quarta-feira (20/09), com o presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul), Mansour Elias Karmouche, para convidar a instituição a participar do evento, cedendo o espaço físico para a realização do primeiro encontro do programa, que será sobre as PPPs (Parcerias Público-Privadas) e será realizado na próxima semana.

Jesner Escandolhero explica que, diante das rápidas transformações tecnológicas e das novas exigências de consumo dos mercados nacional e internacional, as indústrias de Mato Grosso do Sul são desafiadas a identificar o modelo de desenvolvimento adequado que as prepare para o contexto presente e futuro.
© Divulgação
“Para essa discussão sobre as PPPs, gostaríamos de ter a contribuição da OAB/MS e, nesse sentido, fizemos uma apresentação do que é a proposta do nosso evento. A partir daí, a instituição vai conseguir formar uma ideia do que pretendemos com o evento, que, na prática, vai reunir empresários para discutir o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, pensando o setor para os próximos anos”, afirmou o diretor-regional do Senai.

Ele explica que a cada tópico será conduzido por um especialista em uma palestra de 20 minutos, seguida de um diálogo de 40 minutos com aqueles que são especialistas em indústria sul-mato-grossense, ou seja, os próprios empresários. Os outros convidados poderão participar online e, como resultado dos encontros, será criado o painel “MS Indústria para o Futuro”, que aponta os caminhos da inovação a partir da ótica do setor, sendo que o evento será concluído com a realização de um oitavo encontro em formato de Webinar para análise do painel.

O presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, destacou que não se pode mais imaginar hoje que um segmento empresarial possa estar isolado. “Elas não têm como ajudar com o desenvolvimento de uma sociedade se não estiverem unidas em propósitos que revertam benefícios para a sociedade”, declarou, confirmando a parceria da OAB/MS com Senai. “Sabemos que a advocacia vai também desempenhar um papel muito importante, porque ela vai ajudar esses futuros empresários ou aquelas pessoas que desejam fazer parcerias público privadas a entenderem como funciona a sistemática legislativa para que tenham menos dificuldades para atingir seus objetivos”, completou.

PPPs

O primeiro encontro do programa “Diálogos de Inovação” será realizado na próxima quarta-feira (27/09), às 8h30, na sede da OAB/MS, localizada na Avenida Mato Grosso, 4.682, e terá como tema as modalidades de contratos de concessão para as parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, regulamentadas por lei no Brasil e que figuram como uma alternativa para resolver o déficit de infraestrutura que afeta o crescimento da produção industrial e por consequência a economia do país.

As PPPs figuram como alternativas para resolver o déficit de infraestrutura que afeta a inovação da indústria e do território que a cerca. Dialogar sobre as oportunidades geradas por essas iniciativas às indústrias, entender como funcionam e conhecer exemplos exitosos, propiciará a oportunidade de compreensão sobre como podem ser utilizadas em prol do desenvolvimento baseado na inovação.

Para falar sobre o assunto, o Senai traz a advogada Cristiana Maria Fortini Pinto e Silva, que é jurista, doutora em Direito pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), diretora do IBDA (Instituto Brasileiro de Direito Administrativo) e presidente da Comissão de PPP (Parcerias Público-Privadas) da OAB/MG.

Serviço 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.dialogosdeinovacao.com.br.


Fonte: ASSECOM