Prefeito de Figueirão Rogério Rosalin participa de Audiência Pública sobre "Cooperativismo" em Camapuã - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

22/09/2017

Prefeito de Figueirão Rogério Rosalin participa de Audiência Pública sobre "Cooperativismo" em Camapuã

© Divulgação
Na última segunda-feira (18), o prefeito de Figueirão Rogério Rosalin (PSDB), participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Camapuã, com o tema "Cooperativismo como fator de desenvolvimento", ministrada pelo Sr. Juarez Pereira, Gerente de Desenvolvimento da OCB/MS (Organizações das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso do Sul).

Rosalin foi convidado juntamente com o pecuarista Rubens Catenacci, da fazenda 3R de Figueirão, pela vereadora de Camapuã, Dra. Márcia Pereira Ávila de Lima (PMDB), para falar sobre o projeto Beef Norte MS, idealizado pela prefeitura de Figueirão, em parceria com os sindicatos rurais e prefeituras da região norte. 

Estiveram presentes também, o prefeito de Camapuã, Delano de Oliveira Huber (PSDB) e vereadores do município. O plenário estava cheio e contou com a presença de pecuaristas da região, empresários, representantes de cooperativas como do Banco Sicredi de Camapuã e da Coasgo de São Gabriel do Oeste.

Rosalin iniciou agradecendo a vereadora Dra. Márcia Pereira pelo convite e também a parabenizou pela iniciativa de reunir a classe produtora para um evento de grande importância para eles, falou sobre sua reunião com o presidente Michel Temer, onde mostrou sua preocupação com o cenário atual da pecuária e também sobre os pecuaristas estarem refém da empresa JBS, daí a necessidade de montar uma cooperativa da carne na região norte do estado de MS.

"Nossa ideia passou de sonho para necessidade, devido aos problemas com a maior empresa de carnes do Brasil estar envolvida em escândalos de corrupção", disse Rosalin. A necessidade de um frigorífico se dá pelo volume de animais abatidos nesta região de Camapuã, Alcinópolis e Figueirão, pouco mais de 500 mil animais por ano e não podemos ficar refém desta empresa, frizou o prefeito de Figueirão.

Vantagens de uma cooperativa de carne para o produtor

- Agregar valor no produto final - Ter um animal mais valorizado, com melhor rendimento final.

- Pecuarista é dono do próprio negócio.

- Melhor monitoramento de todos os elos da cadeia - buscar conhecimento/parcerias para saber como é tratado o produto final depois que sai da fazenda.

- Feed Back do consumidor final

- Cooperados gerando mais emprego e renda - A longo prazo

- Trabalho em conjunto para padronizar os lotes

- Constantes capacitações e reuniões estratégicas

- Protocolo de produção para padronização do lote

- Compras em conjunto - Sal, rações e outros

- Parcerias com a iniciativa privada

Rosalin comentou que a região norte do estado, no entorno de Figueirão é muito forte no quesito 'qualidade da carne', disse que em 2015, em uma avaliação da JBS, onde ela pegou os produtores que abateram mais de 500 animais por ano e premiou os 10 primeiros que forneceram a melhor carne, os três primeiros colocados são pecuaristas desta região, "isto demonstra que a carne produzida aqui, realmente faz a diferença", completou Rosalin.

Para finalizar, o prefeito comentou ainda, que em sua reunião com o presidente Temer, questionou se ele sabia a origem da carne que teria comido em sua visita a China, o presidente disse que fez questão de divulgar em suas redes sociais que a carne fornecida a ele na ocasião era de origem dos frigoríficos Frigol e Marfrig, Rosalin então disse que a Frigol compra carne no município de Figueirão, então com certeza, na China se come carne da região norte do estado de Mato Grosso do Sul.

Fonte: ASSECOM