Morre dona Maria Sem Troco, comerciante símbolo imaterial de Rochedo - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

24/09/2017

Morre dona Maria Sem Troco, comerciante símbolo imaterial de Rochedo

Em luto, a prefeitura da cidade determinou que não haverá aula em nenhuma escola nesta segunda-feira

Dona "Maria Sem Troco" faleceu aos 83 anos em Rochedo. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Morreu, na madrugada deste domingo (24), aos 83 anos, dona “Maria Sem Troco”, professora, comerciante, símbolo imaterial de Rochedo, município a 74 km de Campo Grande. Em luto, a prefeitura da cidade determinou que não haverá aula, nesta segunda-feira (25), em nenhuma escola do município.

Nascida Maria José da Luz Lira, “Maria Sem Troco” era a comerciante mais conhecida de Rochedo, e virou personagem da cidade. Ficou famosa por ser dona de uma bar que sequer tinha nome e nunca tinha troco, onde a regra era simples: ou o cliente gastava os trocados no bar ou recebia em balas ou doces.

“Mesmo em uma cadeira de rodas sempre se fazia presente na maioria dos eventos da cidade, no último carnaval ela se alegrou com a sugestão de criar um bloco com o seu nome”, divulgou em nota de pesar o prefeito de Rochedo, Juninho Ribeiro (PSDB). “Foi a cidadã Rochedense que mais apareceu na mídia, levando assim, o nome e história do nosso município além das nossas divisas”.

O apelido “sem troco”, dona Maria dizia ter recebido de um antigo delegado da cidade vizinha, de Corguinho; nunca se incomodou com o nome curioso e que já lhe rendeu diversas homenagens. Um professor já fez poema sobre ela e até em música do compositor Béko Santanegra a Maria Sem Troco é citada.

“Hoje, somos nós que nos despedimos desta figura tão amada e querida que, certamente, tem suas páginas garantidas no livro da nossa história”, conclui a nota da Prefeitura de Rochedo.

O memorial acontece na capela do Cemitério, o sepultamento será às 17 horas deste domingo.

Fonte: campograndenews
Por: Richelieu de Carlo