Morre aos 94 anos primeiro médico registrado em Mato Grosso do Sul - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

27/09/2017

Morre aos 94 anos primeiro médico registrado em Mato Grosso do Sul

Morte foi em decorrência de complicações da idade

© Arquivo
O primeiro médico registrado do Estado, Syrzil Wilson Maksoud, morreu na noite da última terça-feira (27). Conforme a assessoria de imprensa do CRM-MS (Conselho Regional de Medicina), a morte foi em decorrência de complicações da idade.

O médico foi o primeiro registrado do Estado, recebendo o número 01. Maksoud também foi ao primeiro presidente do CRM-MS, empossado em 11 de janeiro de 1979, apenas 10 dias após a criação oficial de Mato Grosso do Sul. Sua importância ainda é lembrada no conselho que conserva uma biblioteca com o nome do médico.

Ele foi o primeiro presidente do CRM-MS e se formou em 1951 na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), atuando na cidade de formação para depois vir para Mato Grosso do Sul.

Syrzil também era tio do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD). Nesta tarde, o prefeito ressaltou o fato do tio ser referência em radiologia, ele inclusive fundou uma das clínicas mais tradicionais da cidade na especialidade.

Trad também falou sobre o fato curioso envolvendo o nome do tio. Syrzil foi batizado pelo pai, que homenageou o nome da filha, Syr, e do Brasil. Em razão do ineditismo do nome, o médico costumava se apresentar como Wilson.

O velório está sendo realizado na sede do conselho nesta tarde. O enterro está previsto para às 10 da manhã, no cemitério Santo Antônio. (Colaborou Aliny Mary Dias)

Fonte: Midiamax
Por: Raiane Carneiro e Paulo Fernandes