DOURADOS| Funsaud realiza campanha de incentivo a doação de órgãos na quarta-feira - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

25/09/2017

DOURADOS| Funsaud realiza campanha de incentivo a doação de órgãos na quarta-feira

Equipe CIHDOTT/HV – coordenador dr. Antonio Pedro; vice-coordenadora enfermeira Clarinie B. Fortunatti e os enfermeiros Denise Reginato, Valdecir Santana, Danielle Ribeiro, Ludelça Dorneles, Valdineia Andre e a psicóloga Silviane Krokosz © Divulgação
A CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) realiza nesta quarta-feira (27) uma ação com foco na orientação referente ao processo de doação de órgãos para a comunidade. A atividade acontece dentro do contexto do Setembro Verde e será das 08h às 12h, na Praça Antônio João.

A comissão criada pela Funsaud – Fundação de Serviços de Saúde de Dourados - na gestão Délia Razuk atua no Hospital da Vida e visa aumentar o índice de captação de órgãos em Dourados. O trabalho já conta com números positivos. Conforme a coordenação do CIHDOTT, neste ano foram nove captações, de fígado, rins e córnea. 
Equipe CIHDOTT/HV – coordenador dr. Antonio Pedro; vice-coordenadora enfermeira Clarinie B. Fortunatti e os enfermeiros Denise Reginato, Valdecir Santana, Danielle Ribeiro, Ludelça Dorneles, Valdineia Andre e a psicóloga Silviane Krokosz © Divulgação
Na atividade no centro de Dourados, membros da comissão e profissionais da saúde esclarecerão sobre o processo à população. Clarinie Fortunatti, vice-coordenadora do CIHDOTT, cita que o trabalho de informar sobre o assunto deve ser constante, para se contar com um maior número de doadores.

“Ainda existe muito tabu neste assunto e isto precisa ser trabalhado. Destacaremos que as pessoas que querem ser doadoras devem declarar essa vontade aos familiares em vida e mostraremos que os familiares precisam passar esse desejo adiante”, disse.

Ela explica que os órgãos são captados após a autorização dos familiares e ficam sob a responsabilidade da Central de Transplantes em Campo Grande e posteriormente da Central Nacional para os devidos encaminhamentos e atendimento da demanda.

A comissão coordenada pelo médico Antônio Pedro Bitencourt foi criada por orientação da prefeita Délia Razuk, sob a supervisão do secretário de Saúde Renato Vidigal e tem colocado Dourados com melhor projeção nacional quanto à captação de órgãos.

A atividade na quarta-feira contará também com a participação de alunos da rede municipal e acadêmicos. “Temos contado com total apoio da administração e levaremos a mensagem de salvar vidas pela doação de órgãos à toda a comunidade”, finaliza Clarinie.

Fonte: ASSECOM