BATAGUASSU| Prefeitura organiza Campanha “Outubro Rosa” - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

26/09/2017

BATAGUASSU| Prefeitura organiza Campanha “Outubro Rosa”


A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já está programando as ações alusivas à campanha “Outubro Rosa” deste ano. Com o tema “Mulher que se ama se cuida”, o mês dedicado à prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero será marcado por uma série de atividades no município.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, o Outubro Rosa tem como objetivo alertar as mulheres sobre os riscos e a necessidade de um diagnóstico precoce de doenças, em especial, o câncer. “Queremos conscientizar todas as mulheres de que a melhor forma de se manter longe das doenças é com a prevenção. Nesse sentido, os exames são obrigatórios e essa é a nossa intenção com a campanha”, destaca ela.

Maria Angélica frisa que a intenção é fazer com que as mulheres participem, regularizem seus exames e se diagnosticado algum tipo de alteração, iniciem imediatamente o tratamento. “Com um diagnóstico mais rápido, as chances de cura são mais altas”.

PROGRAMAÇÃO

A secretária municipal de Saúde antecipa que a programação alusiva ao Outubro Rosa tem início dia 2 de outubro, com as coletas noturnas de exames preventivos (citopatologico do colo do útero) nas unidades de saúde do município e a realização de ginástica laboral com o educador físico Júlio César, sempre das 18 às 21 horas (horário de Brasília).

Conforme o cronograma, de 2 a 6 de outubro, os preventivos serão realizados no ESF Santa Maria. De 16 a 20 de outubro, a ação abrangerá os ESFs São Francisco, ESF Central e ESF Nova Porto XV. Já dos dias 23 a 27 de outubro, a ação será realizada no ESF Acapulco e ESF Campo Grande.

Além das coletas de exames, no dia 7 de outubro, está marcado um “Dia D” a ser realizado na Secretaria Municipal de Saúde, com a disponibilização de exames clínicos de mama, preventivos, testes rápidos de hepatite B, hepatite C, HIV, sífilis. A ação será desenvolvida das 8 às 16 horas (horário de Brasília).

Na mesma data, o ônibus do grupo Onça Pintada estará disponibilizando exames de mama e de próstata (para homens), no mesmo horário, das 8 às 16 horas (horário de Brasília). Os exames preventivos e clínicos serão oferecidos para mulheres a partir dos 18 anos.

Estará presente também uma unidade móvel oferecendo atendimento odontológico aos presentes.

Fonte: ASSECOM