Rodrigo Janot pede a suspeição de Gilmar Mendes - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

21/08/2017

Rodrigo Janot pede a suspeição de Gilmar Mendes

Pedido envolve o caso dos empresários Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira, libertados da prisão pelo ministro

© Ueslei Marcelino / Reuters
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que declare a suspeição do ministro Gilmar Mendes no caso envolvendo os empresários Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira.

O pedido foi apresentado nesta nesta segunda-feira (21). De acordo com o G1, Janot afirma que "há entre eles vínculos pessoais que impedem o magistrado de exercer com a mínima isenção suas funções no processo".

Gilmar Mendes foi apontado como padrinho de casamento da filha do empresário e que um advogado de Gilmar também é advogado de Barata Filho. A suspeição do ministro foi levantada pela força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

O caso

Segundo recorda a publicação, Gilmar Mendes mandou soltar Barata Filho e Teixeira, que foram presos no começo de julho na Operação Ponto Final, um desdobramento da Lava Jato. Eles são suspeitos de envolvimento em um esquema de corrupção no setor de transportes do RJ, com a participação de empresas e políticos do estado, que teria movimentado R$ 260 milhões em propina.

Na última sexta (18), ao mandar soltar os dois, Mendes decidiu que eles ficariam proibidos de manter contato entre si e com outros investigados no caso, e também estão impedidos de deixar o Brasil.

Fonte: NAOM