BATAGUASSU| Comissão Organizadora finaliza preparativos para Festa de Nossa Senhora dos Navegantes; Festa começa sábado - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

11/08/2017

BATAGUASSU| Comissão Organizadora finaliza preparativos para Festa de Nossa Senhora dos Navegantes; Festa começa sábado

Capela Nossa Senhora dos Navegantes, Porto XV de Novembro © Micael Nunes
A Comissão Organizadora da tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes realizada no Distrito de Nova Porto XV há 69 anos está concluindo os preparativos para o evento, que tem início neste sábado, dia 12 de agosto.

Segundo o subprefeito do Distrito, Jaime Aragão, a montagem das estruturas de barracas e a organização do salão comunitário que acomodará a quermesse e os shows musicais que serão atrações da festa já foram finalizadas. “Estamos preparando uma grande festa para a comunidade de Nova Porto XV e região. O evento tem tradição e por isso, desde já, convidamos a todos para celebrarem conosco essa data religiosa”, destacou o subprefeito.

Como já informado, a programação festiva tem início neste sábado (12), com show da banda Tchê Balanço, de Campo Grande e participação especial da cantora Vitória Martins, a partir das 23 horas. No domingo, dia 13 de agosto, a dupla prata da casa Everton & Gustavo com participação especial da cantora epitaciana Fran Makario ficarão responsáveis pela animação do evento a partir das 22 horas. Antes, no período da tarde, haverá bingo a partir das 15 horas.

© Micael Nunes
Na segunda-feira, dia 14, véspera do feriado, a banda Mensageiros D´Oeste popular MDO anima o público presente, a partir das 23 horas. Haverá queima de fogos por volta da meia noite em comemoração à Nossa Senhora dos Navegantes.

Além dos shows, haverá a tradicional quermesse no salão comunitário durante todos os dias de festa, com praça de alimentação e brinquedos. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Centro Cultural de Bataguassu também estará com a exposição "Memorial de Nossa Senhora dos Navegantes", destacando os aspectos históricos e culturais do Distrito com relação à festa.

Haverá ônibus gratuito saindo de Bataguassu com destino à Nova Porto XV todas as noites de festa, sempre às 21 horas (horário de Brasília) da praça Manoel Cecílio de Lima (em frente à Biblioteca do Sesi).

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

A programação religiosa em comemoração à Nossa Senhora dos Navegantes teve início no último domingo, dia 6 de agosto, com novena na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, às 19h30 (horário de Brasília). A novena prossegue até segunda-feira, dia 14, no mesmo horário.

No dia 15 de agosto, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, às 6h30 (horário de Brasília), haverá procissão da capela até o píer do Distrito de Nova Porto XV de onde partirá a embarcação que levará a Santa rumo à Presidente Epitácio (SP). Dentro do barco Odisseia – responsável pelo transporte fluvial de em torno de 500 fieis, será realizada às 7 horas (horário de Brasília), a benção de envio com missa em ação de graças à Nossa Senhora dos Navegantes.


Por volta das 8 horas, a procissão fluvial parte de Nova Porto XV com destino à Presidente Epitácio (SP), transportando fieis, andores de demais Santos, padres e outras autoridades de Bataguassu e Nova Porto XV até Presidente Epitácio, de onde seguirão em procissão até a Capela São José/Nossa Senhora dos Navegantes, na Vila Porto Tibiriçá, para participar da missa campal, que será realizada a partir das 10 horas.

Ao final da celebração, os fieis retornarão com a Santa em procissão até o píer epitaciano e de lá, partem com a embarcação rumo Nova Porto XV. Chegando no Distrito, haverá o tradicional almoço festivo e apresentação de Ilmar Quintanilha, músico consagrado da comunidade Servir, do RJ com participação do Ministério Filhos de São João Evangelista, de Presidente Epitácio (SP), a partir das 19 horas.

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é realização da Prefeitura de Bataguassu, através da Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV, Comunidade Católica de Nova Porto XV e Colônia de Pescadores Z-13.

Fonte: ASSECOM