AMAMBAI| O Fortalecimento da Piscicultura é uma alternativa de renda e diversificação da Agricultura Familiar no município - JORNAL CORREIO MS

Campo Grande (MS),

LEIA TAMBÉM

Post Top Ad

31/08/2017

AMAMBAI| O Fortalecimento da Piscicultura é uma alternativa de renda e diversificação da Agricultura Familiar no município

Prefeitura Municipal, Associação de Piscicultores de Amambai e SENAR trabalham junto pelo fortalecimento dos produtores Amambaienses. 

Fortalecer a Piscicultura é um dos caminhos adotados pela administração Municipal para fortalecer a Agricultura Familiar © Robson Fritzen
Atividade crescente no País e importante alternativa para a geração de emprego e renda no campo, a piscicultura tem atenção especial da atual Gestão Municipal de Amambai, por meio da secretaria de Agricultura e em parceria fechada com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a APA (Associação de Piscicultores de Amambai).

O SENAR através do técnico Alexandre Freitas Ferraz tem realizado uma metodologia de trabalho em parceria com a APA (Associação de Piscicultores de Amambai) que visa o aprimoramento da produção de peixes no município amambaiense. O Projeto tem como principal objetivo mudar a visão do produtor quanto o controle do que é produzido por ele.

Tendo como base um grupo formado por 10 Agricultores Familiares o SENAR tem oferecido capacitação e orientação quanto à parte administrativa, para que cada um saiba o valor real de cada peixe produzido garantindo assim o controle e a expansão dos negócios em curto prazo.
Visitação a unidade de processamento de Laguna Carapã.
Segundo Alexandre Freitas (SENAR-MS) o trabalho realizado com as famílias é relativamente lento por se tratar de uma mudança de hábitos. "O trabalho é realizado de forma gradativa, pois trabalhamos com a mudança de antigos hábitos para o fortalecimento do produtor familiar (...) Nosso objetivo é ampliar a produção de peixes com resultados que deverão ser visíveis já no próximo ano na tradicional Feira do Peixe Vivo de Amambai", disse.

Segundo o secretário de Agricultura, Anilson Prego, a cidade só tem a ganhar com a parceria firmada com o SENAR, uma vez que o objetivo do projeto é fortalecer e aprimorar a produção de peixes no município, podendo tornar Amambai referência no segmento no Estado de Mato Grosso do Sul.

Na última semana Alexandre Freitas Ferraz (SENAR-MS) acompanhado do presidente da APA (Associação de Piscicultores de Amambai), Sérgio Oliveira Nunes e do secretário de Agricultura, Anilson Prego, realizaram visitação a uma Unidade de Processamento de Pescado em Laguna Carapã para o estudo de uma possível alternativa de destinação final do que é produzido no município. "A implantação de uma unidade de processamento em Amambai é algo possível e vamos nos esforçar para que isso seja realidade e venha fortalecer não só a Associação de Piscicultores e sim toda a cidade com a geração de empregos e renda", disse Sérgio O. Nunes, Presidente da APA.
Em Entrevista a Equipe do Departamento de Comunicação o representante do SENAR MS Alexandre Freitas Ferraz afirmou que o objetivo é ter em Amambai uma unidade de processamento de peixe para atender os produtores locais.
O Prefeito Dr. Bandeira acredita que o crescimento da atividade beneficiará as áreas sociais e econômicas do município.

É uma oportunidade para a geração de novos postos de trabalho e renda aos pequenos e médios produtores, inclusive, às pessoas de baixa renda.


Fonte: ASSECOM
Por: Joaz B. Menezes