Header Ads

Campo Grande (MS),

Senai forma 449 alunos de 22 cursos distribuídos por 9 cidades do Estado

© Divulgação
O Senai promoveu, nos dias 5 e 6 de julho, as cerimônias de formatura de 449 alunos de 22 cursos de qualificação profissional básica, aprendizagem industrial e técnico de nível médio distribuídos pelas cidades de Aparecida do Taboado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Sidrolândia e Rio Verde. O diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, comemora a disponibilização de mais de 400 profissionais qualificados para o mercado de trabalho.
© Divulgação
“As formaturas representam, além da comemoração do encerramento de um ciclo, uma apresentação formal desses profissionais ao mercado de trabalho. É um momento de congratulação, de celebração, especialmente entre concluintes dos cursos, instrutores e coordenações. O Senai já adotou como prática a realização de três formaturas ao ano, coroando a formação inicial e continuada e a habilitação técnica profissional de centenas de pessoas no Estado todo”, comentou Jesner Escandolhero.

Aparecida do Taboado

Em Aparecida do Taboado, a cerimônia foi realizada na noite de quinta-feira (06/07), na sede do Centro Integrado Sesi Senai, e reuniu familiares e amigos dos 23 alunos que foram certificados nos cursos de eletricista industrial e assistente administrativo. “Mais duas turmas se formaram neste dia e o Senai se orgulha muito em poder contribuir com o desenvolvimento da indústria e, consequentemente, do município de Aparecida do Taboado”, comentou a gerente da unidade, Ana Elisabete Garcia.

Campo Grande e Sidrolândia

Simultaneamente, a solenidade foi realizada em Campo Grande, no auditório da Faculdade de Tecnologia do Senai (FatecSenai), na noite de quinta-feira (06/07), quando foram entregues 56 certificados de conclusão dos cursos de mecânico de manutenção em motores ciclo otto, modelista de roupas, eletricista instalador residencial, eletricista industrial, pintor de obras e eletricista de automóveis.
© Divulgação
“A formatura é sempre um momento muito importante, porque fortalece o vínculo maior do Senai com os alunos. É não só o reconhecimento do esforço destes formandos, mas a formalização e entrega de um certificado que atesta que ele está preparado para o mercado, além de ser um diferencial, principalmente diante do cenário de desemprego”, comentou o gerente do Senai de Campo Grande, Marcos Costa, que também é responsável pela unidade da instituição em Sidrolândia.

Ele acrescenta que é um momento no qual a família toda comparece e quando se demonstra que, para ir além da qualificação profissional, se faz necessário ter à disposição um portfólio de cursos básicos, técnicos e de pós-graduação. “O profissional precisa estar sempre bem preparado para competir no mercado de trabalho”, afirmou. No munícipio de Sidrolândia, 25 alunos foram certificados nos cursos eletricista instalador residencial e assistente administrativo, em um evento realizado na noite de quarta-feira (05/07), na sede da Agência do Senai.

Corumbá

No dia 5 de julho, o Senai de Corumbá promoveu a solenidade de formatura de 42 alunos dos cursos de almoxarife e assistente administrativo. “A partir de agora essas pessoas têm uma profissão, estão prontas para ingressar no mercado de trabalho ou galgarem melhores postos de trabalho. Certificá-las representa o encerramento de um ciclo e todas elas saem daqui com a sensação de dever cumprido”, garantiu o gerente da unidade, Marcelo Alexandre Zinsly.

Dourados

Em Dourados, 55 alunos dos cursos técnico em agroindústria, técnico em manutenção automotiva, técnico em segurança do trabalho e técnico em eletrotécnica receberam os certificados de conclusão no dia 6 de julho, no Senai do município. De acordo com o gerente do Senai de Dourados, Yashi Sakimoto de Miranda, a solenidade foi um momento especial, que representou o encerramento de um importante ciclo para os alunos.

“Todos eles passaram cerca de dois anos estudando, se preparando para este momento. É muito gratificante para nós, que participamos deste processo de aprendizagem, ver a satisfação deles ao receber os certificados”, declarou Yashi de Miranda.

Maracaju

O Senai de Maracaju promoveu a formatura de 61 alunos dos cursos de assistente administrativo e mecânico de máquinas agrícolas, no dia 6 de julho, na sede da instituição. O gerente da unidade, Luis Patrikc de Andrade Soares, realizou uma breve reflexão sobre o significado da solenidade para os alunos. “Para muitos, a realização de um sonho, para outros a conquista de uma vitória cheia de obstáculos. Sem dúvida, os formandos proporcionaram muita alegria, orgulho e emoção para os pais e demais pessoas presentes na solenidade”, pontuou.

Nova Andradina e Naviraí

Em Nova Andradina, a solenidade de entrega dos certificados foi realizada no Sindicato do Álcool do município, na noite de quinta-feira (06/07), e 93 alunos se formaram nos cursos de caldeireiro, mecânico de máquinas industriais, soldador de estruturas e tubulação no processo mig/mag, mecânico de máquinas agrícolas, mecânico em manutenção de motores ciclo otto e caldeireiro de manutenção. Já em Naviraí o Senai certificou 56 alunos dos cursos técnico em segurança do trabalho, técnico em edificações, assistente administrativo, técnico em eletromecânica e técnico em química, na Associação Comercial e Industrial do município, também na noite de quinta-feira (06/07).

Para o gerente das unidades, Rodrigo Bastos, ao qualificar mão de obra o Senai contribui para o desenvolvimento do município. “Mais uma vez o Senai cumpre seu papel. Uma das grandes dificuldades de Nova Andradina é justamente a qualificação da mão de obra e, ao qualificar profissionais, o Senai contribui com o desenvolvimento econômico e da indústria local da cidade”, analisou.

Rio Verde

A formatura dos alunos de Rio Verde foi realizada no dia 6 de julho, no Senai do município, certificando 32 alunos dos cursos de desenhista técnico de edificações e operador de computador. Roger Benites, gerente do Senai de Rio Verde, destacou que o reconhecimento dos alunos beneficia o desenvolvimento das indústrias da região. “Grande parte dos concluintes, em sua maioria jovens, já conseguiram se inserir no mercado de trabalho e, com a certificação, almejam alguma promoção. O reconhecimento da comunidade em geral ajuda a validar o importante papel desempenhado pelo Senai no município”, afirmou.

Fonte: ASSECOM
Tecnologia do Blogger.